Veja mitos e verdades sobre o café

A ABIC separou uma série de dúvidas que circulam entre os apreciadores da bebida para esclarecer o que é verdade e o que é mentira. Confira!

imagem mulher loira sentado no sofá rosa com xícara de café na mão olhando para computador
Crédito: Freepik
21/06/2021
Publicado em

O café é uma das bebidas mais famosas e consumidas do mundo. Além de saboroso, ele auxilia a manter um estilo de vida saudável e a prover energia. Porém, há muitas informações falsas sobre as suas propriedades e os seus benefícios. Com o intuito de sanar dúvidas, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) esclarece alguns mitos e verdades sobre o grão. Confira!

Dor de cabeça

Um dos mitos mais recorrentes sobre o café é o de que ele causa dor de cabeça. Essa informação não é verdadeira. A bebida é rica em cafeína, uma substância que alivia a tensão quando em contato com o sistema nervoso central. Dessa forma, o consumo moderado pode estimular a atividade cerebral e aumentar a concentração, além de aliviar os fortes latejos que incapacitam o desempenho de qualquer atividade.

Café após as refeições

É falsa a informação de que tomar café após as refeições faz mal à saúde. Durante anos essa prática foi condenada com base na alegação de que a bebida interfere na absorção dos nutrientes. Mas, isso já foi desmentido. De acordo com estudos recentes, o alimento auxilia na digestão, podendo ser consumido, sem preocupações, após a alimentação.

Prevenção de doenças

É verdade que a bebida ajuda a reduzir os riscos de desenvolver o Alzheimer e o Parkinson. De acordo com a Doutora Silvia Siag Oigman, parceira da ABIC e Coordenadora do Projeto Café e Cérebro do IDOR, o grão é considerado um alimento funcional. O consumo de até quatro xícaras por dia é um hábito saudável, uma vez que a cafeína, substância contida na bebida, é rica em sais minerais, vitaminas e antioxidantes.

Outra vantagem da ingestão diária de café, em especial, a do tipo filtrado, é que ele minimiza as chances de infarto do coração e previne contra a diabetes.

Benefícios para a prática de atividades físicas

O grão ajuda a aumentar o rendimento na prática de atividades físicas. De acordo com o médico Luis Antonio Machado César, parceiro da ABIC e Diretor do Núcleo de Pesquisa Café & Coração no InCor – HC – da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a informação está correta, pois a cafeína melhora o desempenho de atletas por estimular a produção de energia pelas células da musculatura. 

A substância também é uma ótima aliada para os fãs de musculação, uma vez que a sua ação no sistema nervoso central e periférico eleva a capacidade dos músculos esqueléticos de gerar força.

Café auxilia na ingestão?

Verdade! É o que mostra um estudo promovido pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a bebida estimula a mobilidade do intestino e também ajuda a controlar a microbiota intestinal.

Café engorda?

Mais uma informação para a lista de mitos! A bebida não é calórica. Uma xícara de 50ml de café puro, sem açúcar ou adoçante, possui pouco mais de duas calorias.  

Café e câncer

Ao contrário do que muitas afirmações equivocadas afirmam, o café não causa câncer! Dados divulgados em 2016 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que o consumo da bebida pode, inclusive, prevenir contra diversos tipos de cânceres. Além de ser antioxidante, o grão ajuda a melhorar a qualidade de vida.

Leia mais curiosidades sobre o café. Acesse!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *