Conheça os benefícios do café para a saúde

Ganho de energia, melhora no raciocínio, disposição para a prática de exercícios físicos e um menor risco de desenvolver doenças são algumas vantagens que o café pode trazer para a saúde.

benefícios do café para a saúde
Crédito: Freepik
14/05/2021
Publicado em

Desde o café da manhã até o lanche da tarde, o café ajuda a enfrentar a rotina fornecendo energia para lidar com os compromissos. Porém, essa não é a sua única vantagem. A bebida também traz benefícios para a saúde. No Brasil, a média de consumo anual é de 4,79 kg por pessoa, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC. Reunimos algumas informações para que você conheça o poder do tão querido cafezinho. Confira!

Sistema cardiovascular e respiratório

Um estudo desenvolvido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que o café pode beneficiar o sistema cardiovascular e respiratório. Com base nos hábitos de consumo da bebida, de dados sociodemográficos, de estilo de vida e, ainda, por meio de exames de sangue e medição de pressão arterial de um grupo de 8,7 mil pessoas, a pesquisa mostra que a ingestão moderada de café (uma a três xícaras por dia) pode reduzir em 20% o risco de hipertensão.

Prevenção de doenças

Não é somente contra a hipertensão que o consumo de café pode ser benéfico. A bebida é considerada um alimento funcional, o que transforma o consumo diário do saboroso cafezinho em um hábito saudável, graças a sua riqueza em compostos bioativos. 

Além da cafeína, a bebida contém sais minerais, vitaminas, diterpenos e ácidos clorogênicos. Possui, também, forte atividade antioxidante, previne a depressão e a sua ingestão é inversamente associada ao risco de desenvolvimento de Parkinson, Alzheimer, diabetes do tipo 2 e alguns cânceres

Segundo estudo divulgado pela British Medical Journal, importante revista acadêmica de medicina do Reino Unido, o consumo de até quatro xícaras diárias está associado a uma menor probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, como derrames cerebrais. Ou seja, tomar café, em especial o do tipo filtrado, ainda reduz as chances de infarto do coração e previne contra a diabetes.

Energia para os exercícios físicos

Uma das principais vantagens quando falamos em café é o ganho de energia e disposição para a prática de esportes e atividades físicas. O atleta passa a ter mais resistência, melhora o rendimento e consegue fazer exercícios mais intensos por um período mais longo, diminuindo a fadiga e as chances de lesões corporais

Potencializa as atividades cerebrais

Em tempos de home office, nada melhor do que uma xícara de café bem quentinha para ajudar no raciocínio e, ainda, potencializar as atividades cerebrais. A substância responsável por esses benefícios é a cafeína, que ao entrar em contato com o sistema nervoso central provoca um estado de alerta. Quando consumida em doses moderadas, a bebida possui ação estimulante, diminuindo o sono e aumentando a concentração.

Gostou do conteúdo? Leia mais sobre café e saúde!

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: