Dias frios alavancam venda de categorias como cafés e sopas

cafe-750x430
27/05/2020
Publicado em

O calendário sazonal e de datas comemorativas é sempre um aliado do comércio e para aproveitar todas as oportunidades que ele traz é preciso atenção aos movimentos da indústria e às necessidades do varejo. Além disso, é necessário avaliar as características de cada período, se planejar e definir estratégias para alcançar os melhores resultados tanto em vendas como em satisfação do cliente varejista.

Depois do período da Páscoa é hora de voltar os esforços para a chegada da estação outono-inverno. Épocas em que o consumo de produtos como amendoim e seus derivados, bebidas quentes e misturas semi-prontas ganham espaço na cesta de compras do consumidor final. Aliás, segundo Rodrigo Maia Carvalho, diretor comercial da Cia Müller, as comemorações típicas das festas juninas e a própria queda de temperatura, são sempre períodos promissores para o mercado de bebidas. “A maior parte das nossas vendas são realizadas nessas estações. O quentão, bebida típica das festas juninas, é 100% apropriada para o uso da Cachaça 51”, comenta.

Com a pandemia, as comemorações das festas juninas são uma incógnita, especialmente porque se trata de eventos que reúnem grandes números de pessoas. Mas de qualquer forma, o consumo de produtos como amendoim e seus derivados deve ganhar um impulso nas vendas. O Brasil é, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o 14º maior produtor de Amendoim in natura do mundo e vem aumentando sua capacidade de produção. De acordo com Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab, a época é marcada não somente pelo aumento no consumo dos produtos a base de amendoim mas também pelo empenho das empresas na oferta de novos itens, embalagens caracterizadas e investimentos em exposição no ponto de venda. “Soma-se ainda a importância da temporada para a economia que, em 2019, por exemplo, registrou um aumento de 40% em empregos temporários dedicados ao período sazonal em relação ao mesmo período de 2018”, conta Fonsêca.

* Por Adriana Bruno, portal NewTrade. Leia na íntegra em https://newtrade.com.br/varejo/dias-frios-alavancam-venda-de-categorias-como-cafes-e-sopas/

Compartilhar: