Especial Novembro Azul: Entenda como o café pode auxiliar na prevenção do câncer de próstata

O mês de novembro é globalmente conhecido pelo combate e pela conscientização acerca da doença. O consumo frequente de café reduz o risco de desenvolvê-la ou retardar a sua progressão

Novembro Azul - Café e câncer de próstata.
Crédito: Freepik
05/11/2021
Publicado em

O Novembro Azul é uma campanha cujo objetivo é conscientizar, durante todo o mês, a população masculina sobre os cuidados com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tipo é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), ocasionando cerca de 14 mil óbitos por ano.

Café como prevenção

Porém, existe um alimento muito comum na mesa dos brasileiros que pode reduzir o risco: o café. É o que mostra um estudo publicado em 2021 pelo British Medical Journal (BMJ). Após reunir uma meta-análise de outros 16 estudos, conclui-se que a ingestão recorrente de café está associada a um menor risco de desenvolver o câncer de próstata.

Uma pesquisa feita pelo Journal of the National Cancer Institute, um periódico médico publicado pela Universidade de Oxford, descobriu que houve uma redução de 20% nas chances de desenvolver qualquer forma da doença entre homens que bebem mais café (seis ou mais xícaras por dia). Já na sua forma mais fatal, a taxa de redução foi de 60%

Segundo os pesquisadores, esse benefício não está ligado à cafeína, mas sim aos flavonóides e polifenóis, cujos compostos atuam como antioxidantes, reduzem a inflamação e regulam a insulina. As pesquisas também mostraram que a ingestão de quatro ou mais xícaras de café por dia pode retardar a progressão da doença, bem como prevenir o seu retorno.

Leia mais – Estudo relaciona o consumo de café com menor chance de apresentar sintomas da COVID-19

Acesse o Jornal do Café e confira mais benefícios da bebida para a saúde!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: