Exposição no Museu do Café celebra influência árabe no Brasil

Museu do Café em Santos
Data: 12/12/2017 
Local: Santos/SP 
Foto: Daniel Guimarães/A2IMG

Mostra temporária oferece entrada gratuita a partir do dia 28 de novembro

O café é mais que uma bebida. Ele pode ser uma ferramenta para descobrir diferentes tradições e hábitos ao redor do mundo e ao longo dos anos, que revelam traços culturais marcantes de cada povo. Essa herança cultural é o que o Museu do Café irá provar na exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”, a partir do dia 28 de novembro, às 18h, com entrada gratuita.

Separada em três módulos, a mostra temporária abordará o papel dos árabes na disseminação e popularização do café ao redor do mundo. Pelo menos desde o século 15, os árabes a transformaram em um produto comercial e uma bebida social. São vários os pontos abordados: o primeiro tem como foco a introdução da bebida na região e sua propagação para outros territórios, contextualizando o tema historicamente e geograficamente com o auxílio de mapas.

A seguir, o tópico tratado pela curadoria é a imigração árabe para o Brasil, e as tradições e costumes trazidos por essas pessoas. Nesse momento, o público terá a oportunidade de ouvir depoimentos de libaneses, sírios e palestinos que vieram para cá entre a década de 1970 e os dias atuais. Na terceira parte, o reconhecimento de patrimônio cultural imaterial, concedido ao café árabe pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ganha destaque.

“Esta exposição foi construída com o intuito de apresentar o café como um patrimônio cultural que atravessa fronteiras, que carrega consigo relações sociais simbolicamente similares com as do Brasil”, afirma a coordenadora técnica do Museu, Marcela Rezek. O reconhecimento da ONU é um dos destaques, e os visitantes poderão conhecer objetos trazidos de Dubai e técnicas utilizadas para extrair a bebida, assim como a etiqueta em torno do ato de servir o café.

“O objetivo é criar uma experiência imersiva ao público, para que ele possa vivenciar os espaços e conhecer os utensílios de preparo ligados a esse patrimônio imaterial, aliados a depoimentos de pessoas que mesmo vivendo em outro País mantêm e perpetuam essa tradição”, pontua um dos arte-educadores do Museu.

A expografia tem elementos visuais e ambientação que fazem referência aos majlis, espaços onde membros de uma comunidade se reúnem para discutir questões locais, políticas, eventos ou receber convidados. Tradicionalmente, o café árabe é servido em áreas como essa, que podem variar de acordo com o País, o status social de seu dono e a ocasião.

Serviço

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h
R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
museudocafe.org.br

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *