Índice de Confiança do Empresário Industrial é o mais elevado desde junho de 2010

maxresdefault
23/01/2020
Publicado em

A tendência de aumento no otimismo, observada desde junho de 2019, é reforçada com os dados de janeiro de 2020. O ICEI alcançou 65,3 pontos, valor 0,6 ponto acima do registrado em janeiro de 2019 e 10,5 pontos acima de sua média histórica.

É importante observar que a confiança elevada se baseia não somente nas expectativas para os próximos seis meses, como também no sentimento de melhora da situação econômica corrente. O Índice de Condições Atuais, que registra a percepção de melhora na economia em relação aos últimos seis meses, registrou nova alta e continua em seu maior nível desde junho de 2010, mostrando que a percepção de melhora da situação corrente é significativa e disseminada entre os empresários.

O ICEI estima a confiança do empresário como forma de antecipar mudanças de tendência da atividade industrial. O índice leva em conta o sentimento do empresário sobre as condições atuais e sua expectativa para os próximos seis meses. O aumento da confiança estimula a recuperação da economia brasileira à medida que impulsiona o aumento da produção e a retomada do investimento.

O relatório de análise completo, incluindo dados por porte de empresa, região geográfica e setor econômico, está disponível em www.cni.com.br/icei.

Compartilhar: