Ministra Tereza Cristina recebe ABIC e representantes da indústria para discutir a regulamentação do café torrado

Debate deve prosseguir considerando os impactos no setor

Ministra-Teresa-Cristina-e-o-Diretor-Executivo-da-ABIC-Celírio-Inácio
03/12/2021
Publicado em

O combate à fraude no setor do café e a colaboração entre o setor produtivo e o governo foram debatidos em reunião realizada nesta quinta-feira (02/12) com a Ministra da Agricultura Tereza Cristina e com o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal. Estiveram presentes em Brasília representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), da Confederação Nacional da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Conselho Nacional do Café e dos gabinete dos Deputados Federais Evair de Melo (PP/ES) e Pedro Lupion (DEM/PR).

Na ocasião, a ABIC reafirmou seu compromisso permanente com o combate à fraude e o controle da pureza do café e reiterou o posicionamento de que uma eventual regulamentação do café torrado não deve resultar em aumento de burocracia, nem onerar demasiadamente ou resultar em fiscalização exacerbada do setor.

Representantes da indústria e de parlamentares em reunião com a ministra Tereza Cristina

“Fomos muito bem recebidos pela Ministra, que demonstrou alta disposição para resolução dos problemas relacionados à proposta de regulamentação do café torrado. A Ministra deixou aberta a possibilidade de rediscussão do tema à luz das boas práticas regulatórias, de modo que o setor possa continuar a desenvolver seus próprios padrões e contar com apoio legal do governo apenas em temas específicos que impactam os interesses do consumidor e a competitividade da indústria”, comenta o Diretor Executivo da ABIC, Celírio Inácio, em avaliação sobre o encontro.

Ministra Tereza Cristina e o Diretor Executivo da ABIC, Celírio Inácio

Diante do grande volume de contribuições feitas sobre a proposta de regulamento na Consulta Pública, encerrada no dia 15 de novembro, ficou definido que o debate deve prosseguir, mas com o tempo necessário para um diálogo profundo com o setor produtivo, inclusive, a partir da realização de encontros técnicos no ano de 2022, para discussão das propostas presentes no texto original. 

O Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme, e o Coordenador Geral da Qualidade Vegetal, Hugo Caruso, destacaram que o Ministério da Agricultura trabalha para modernizar a legislação que trata da fiscalização de vegetais e seus subprodutos, com vistas à simplificação dos processos e redução dos custos desnecessários e da burocracia no setor produtivo. Nesse sentido, a indústria demonstrou que está disposta a colaborar para que as normas sobre o café possam ser inseridas em um ordenamento jurídico moderno, que considere as boas práticas regulatórias e que poderá servir de exemplo para outros países. 

Em comentário sobre a reunião, o Deputado Federal Evair de Melo (PP/ES), que têm apoiado a ABIC na defesa do setor produtivo, destacou que “a defesa do café brasileiro não é trabalho de um dia só. Por isso, estamos firmes, fortes e operantes em defesa da cafeicultura e dos cafeicultores brasileiros, criando canais de diálogos e políticas públicas para garantir que o setor possa se desenvolver, cada vez mais, em qualidade, produção e competitividade”. 

Através das relações institucionais e do debate qualificado sobre assuntos que impactam os interesses legítimos do setor, a ABIC continuará trabalhando para representar, desenvolver e fortalecer a indústria brasileira de café.

Na foto, Letícia Resende (FIEP), Rogério Vieira (CNI), Gercilene Nunes (FIEMG), Marcelo Araújo (Gab. Dep. Evair de Melo), Silas Brasileiro (CNC), Ministra Tereza Cristina (MAPA), Felipe Moreira (ABIC), Celírio Inácio (ABIC), Luis Fernando (Gab. Dep. Pedro Lupion), Pablo Cesário (CNI).

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: