Nestlé reduz emissões de carbono com novo Nescafé Origens do Brasil

Empresa aposta em agricultura regenerativa para reduzir impacto no meio ambiente

NescaféOrigens
07/04/2022
Publicado em

A Nestlé, ligada à Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e uma das maiores compradoras de café do mundo, estabeleceu compromisso com a regeneração de sua cadeia produtiva, e visa reduzir pela metade suas emissões de carbono até 2030.

Com tal meta, a empresa lança esse mês a edição especial e limitada Nescafé Origens do Brasil: Colmeia, que  utiliza  técnica de polinização da lavoura com abelhas para tornar a produção ainda mais sustentável. Além de melhorar a qualidade final do grão e contribuir para o aumento da produtividade, a polinização assistida permite aos produtores reduzir o impacto da lavoura no meio ambiente, com preservação de biodiversidade, não utilização de pesticidas e redução de emissões de carbono para cada tonelada de café produzido. O método também ajuda a reduzir a utilização de água nos cafezais, uma vez que as plantas precisam de menos recursos.

Cem por cento das fazendas que produzem o Nescafé Origens estão em conversão para a agricultura regenerativa com o objetivo de serem neutras (compensando a mesma quantidade de gases de efeito estufa que produzem anualmente) ou negativas em emissões de carbono (retirar mais gases de efeito estufa da atmosfera do que emitem). Relatórios internos mostraram que essas fazendas emitem oito vezes menos carbono do que a média brasileira.

[Foco na Sustentabilidade: Consumidor amadureceu durante a pandemia]

“Investimos cerca de R$1,5 milhão em ações de sustentabilidade na cadeia de produção de Nescafé Origens do Brasil. Além de promover agricultura que protege e restaura o planeta, estamos caminhando com uma série de ações que mostram o comprometimento constante e crescente da Nestlé com a agenda ESG, com a valorização da cafeicultura nacional e com as práticas regenerativas”, afirma Rachel Muller, Diretora de Cafés, Bebidas e Cereais da Nestlé.

Sustentabilidade até na embalagem

O Nescafé Origens do Brasil: Colmeia traz, além do café, um pote de mel de flor de café, produzido por abelhas que fizeram a polinização nos cafeeiros das fazendas localizadas na Chapada Diamantina e Serras do Alto do Paranaíba, duas das regiões onde é cultivado o café da linha.

A embalagem do produto também foi criada pensando no meio ambiente. Feita de material 100% reciclável e com conteúdo reciclado em sua composição, o invólucro, ainda conserva melhor o aroma e  sabor do café. Somado a isso,  a cada produto vendido, uma árvore é plantada por meio da parceria da marca com a SOS Mata Atlântica,  no maior projeto de reflorestamento do bioma no país feito por uma única empresa.

Fique por dentro do universo do Café. Navegue no Jornal do Café.

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: