O que as buscas do Google dizem sobre os brasileiros na quarentena

mac-459196_1280
07/05/2020
Publicado em

Cerca de metade da população brasileira está isolada em casa há mais de um mês, desde o final de março. De lá para cá, reuniões viraram videoconferências e o código de vestimenta do trabalho passou a ser o pijama da noite anterior. Na outra ponta, empresas do mundo inteiro e de diferentes setores precisaram correr para digitalizar a operação, implementando ferramentas como vendas online e trabalho remoto para os funcionários.

Com a mudança brusca na sociedade causada pela pandemia do novo coronavírus, os focos de interesse do consumidor também mudaram, como mostra um levantamento inédito do Google obtido pela EXAME. Os dados apontam que termos relacionados a pijama, chinelos, equipamentos de exercício, games, entretenimento e até itens de cozinha tiveram algumas das maiores altas em buscas no Google desde que a quarentena começou.

No acumulado das quatro semanas entre 18 de março e 14 de abril, as categorias mais procuradas em volume absoluto de buscas foram supermercado (alta de 28% em relação ao mês anterior), games (alta de 48%) e moda (que, na contramão, viu o volume de buscas cair 24%).

Os games não só foram a segunda categoria mais buscada como os produtos que mais tiveram alta no interesse, de acordo com as buscas do Google. Em seguida vieram brinquedos (alta de 37% nas buscas) e tablets (30%).

Para além das categorias campeãs, alguns outros produtos se destacam pelo grande crescimento em alguns períodos, ainda que, no total, tenham menor volume de busca.

Exemplos são os aparelhos para se exercitar em casa: na terceira semana da quarentena, a partir de 28 de março, mais que triplicou a busca por termos relacionados a equipamento de ginástica e musculação domésticos (alta de 212%) e tapete fitness (alta de 291%).

Produtos como bicicleta ergométrica e esteira também viram as buscas dobrar. Na primeira semana da quarentena, a partir de 14 de março, esses itens já começaram a ver altas de dois dígitos, muitos acima de 40%. Mas o crescimento mais forte veio após um período mais longo de confinamento.

Na quarta semana da quarentena, a partir de 4 de abril, termos relacionados a máquina de costura e máquina de lavar louças também cresceram, com altas de 64% e 22%, respectivamente. Na segunda semana pesquisada, já havia ocorrido uma alta nas buscas por máquina de pão, que subiu 72% naquela semana, o que, segundo o Google, pode representar uma maior busca dos brasileiros por formas de cozinhar em casa.

Já os itens de mercado tiveram alta acima de 8% desde a primeira semana da quarentena, e explodiram na quarta semana, de 4 de abril, quando as buscas subiram 43%.

Com as pessoas trabalhando mais de casa, os móveis para escritório foram muito procurados na segunda semana da quarentena, crescendo 48% no período.

*Trecho do texto da Redação do Portal NewTrade. Leia na íntegra em https://newtrade.com.br/varejo/o-que-as-buscas-do-google-dizem-sobre-os-brasileiros-na-quarentena/

Compartilhar: