Parceiros da ABIC compartilham novidades e expectativas para 2023

Expositores conversaram sobre possibilidades para mercado

expositores
Imagem: Gilvan de Souza
29/12/2022
Publicado em

Durante o 28ª Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), os expositores, além de reverem amigos e realizarem negócios, também falaram sobre as expectativas para 2023 em relação ao mercado cafeeiro.

Novidades e esperanças para o mercado

Fernando Oliveira, Diretor de vendas da Cablevey, empresa que fabrica e projeta sistemas de transporte a cabo, afirmou que o café, verde e torrado e moído, é um dos principais produtos para a empresa. No evento, eles mostraram um novo sistema de 8 polegadas, que transporta 57m³ por segundo, e um transportador transparente, onde é possível ver a passagem do produto”. 

Sobre o próximo ano, a expectativa de Oliveira para o  setor é de crescimento: “Em 2022, aumentamos dois dígitos, e queremos repetir esse feito. Parte disso envolve aumentar a nossa participação no mercado brasileiro”.

Já Fernando Fernandez, Diretor geral da Cia. Lilla, prefere a cautela: “Será um ano de muitas incertezas, o mundo está entrando em uma crise, mas o Brasil está em uma posição interessante para aproveitar esse momento, o que é raro”.

Outra empresa com novidades para os industriais foi o IMA Group, responsável por fabricar máquinas de empacotamento. Federico Franke, representante do grupo no país, apresentou algumas: “Viemos introduzir nossa máquina de aplicador de tin ties, permitindo que a embalagem seja aberta e fechada repetidas vezes e, também, apresentar soluções para o setor de cápsulas”.

A McPack, fabricante de aparelhos de envase, veio com foco nesse segmento. Marcelo Cozac, Diretor da companhia, declarou que o segmento possui muito potencial de crescimento: “Queremos apresentar novas tendências de envasilhamento. Vamos lançar, junto a Nestlé, cápsulas de papel compostáveis, seguindo o movimento de sustentabilidade que tem pautado toda a indústria”.

Os cafés especiais também marcaram presença, com Paulo Ricardo, sócio da Br Solutions, apresentando novos métodos de extração produzidos nacionalmente: “Com isso, poderemos avançar ainda mais nesse mercado, com um custo menor”.

[Expositores fomentam os seus negócios na 28ª edição do ENCAFÉ]

Sustentabilidade em foco

A Capsul’in, uma das maiores fabricantes de monodoses compatíveis com Nespresso, também abordou a pauta ambiental. Marie Chantal-Galaz, Diretora geral de comércio da empresa, afirmou sempre trazer novidades: “Trouxemos nossas cápsulas de impacto zero, 100% compostáveis e biodegradáveis, uma das primeiras do mundo a receber a certificação Ok Compost Home”. Para Marie, o Brasil, no momento, é o país da oportunidade: “É o momento de trazer mais valor agregado para o café, e nós podemos ajudar os produtores e torrefadores com isso”.

Sustentabilidade também fez parte do estande da Camargo Embalagens, conforme explica Felipe Toledo, Diretor executivo da companhia: “Além de nosso tradicional portfólio de embalagens para café, trouxemos também opções sustentáveis, com materiais ambientalmente conscientes”.

A Wood N’ Coffee é mais uma empresa que tem a pauta como pilar e oferece novos usos para a madeira do cafeeiro: “Encontramos um destino alternativo para o material. Em vez de queimar ou triturar, produzimos copos, porta cápsulas, entre outros, o que agrega valor para toda cadeia”, explica Thiago Wulfert, sócio e criador da organização.

Novas soluções para os industriais

Além de soluções de embalagens para a cadeia, muitos expositores apresentaram conteúdos para expandir as possibilidades das indústrias, como a Brain Cube, que busca, por meio da Inteligência Artificial, oferecer novos insights aos empresários de como melhor atender seu público, conforme comenta Murilo Pruano, Executivo da empresa: “Queremos ajudar as indústrias a se tornarem cada vez mais competitivas”.

A CMA possui intenção semelhante com sua plataforma Safras que oferece conteúdos estratégicos para o mercado de café. Lucia Evangelista, Gestora de Negócios da companhia, relata:   “Com essa ferramenta, o industrial pode ter acesso a conteúdos específicos sobre o setor de café, o que  possibilita a melhor tomada de decisão”.

Já a Romer Labs, focada em segurança alimentar, apresentou os Agra Strips, um método para análises rápidas, capaz de identificar com facilidade a qualidade e pureza das bebidas, entre elas, o café.

Redação: Usina da Comunicação.

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