Pesquisadores da Epamig apresentam tecnologias para cafeicultura em evento online

sebraecafedocerrado
26/06/2020
Publicado em

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é a responsável pela programação técnica da Feira Digital Coccamig Café com TV, que acontece até o dia 26 de junho. Durante esse período, 10 palestras sobre temas ligados à cafeicultura, ministradas por pesquisadores da Empresa e convidados, estarão disponíveis para os participantes do evento que será totalmente online.

Promovida pela TV Alterosa, em parceria com a Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), a Feira Digital vai permitir que expositores apresentem produtos de maneira online. Os interessados pelo produto ou serviço serão atendidos por meio de ferramentas digitais e webchats

Os temas escolhidos contemplam diferentes estágios do ciclo produtivo. O pesquisador da Epamig, Gladyston Carvalho, apresentará o tema “Cultivares de Café para uma Cafeicultura ainda mais sustentável”, destacando as opções desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Empresa em parceria com instituições como a Embrapa Café e as universidades federais de Lavras e Viçosa. Já a pesquisadora Vânia Silva abordará aspectos do desenvolvimento da planta na palestra “Fisiologia da produção do cafeeiro”.

As pesquisadoras Margarete Volpato e Helena Alves apresentarão o “Uso de geotecnologias no planejamento do setor cafeeiro”. “Vamos definir o que são geotecnologias por meio de conceitos básicos como banco de dados geográficos, GPS e sensores remotos. Explicaremos como mapas temáticos são produzidos utilizando-se as geotecnologias e como podem auxiliar para o planejamento da cafeicultura. Finalmente apresentaremos alguns resultados para o monitoramento da dinâmica espacial da cafeicultura e caracterização de regiões cafeeiras para a Indicação geográfica”, adianta Margarete. 

O combate às pragas e doenças será o foco das apresentações dos pesquisadores Madelaine Venzon, com o tema “Controle Biológico de Pragas na Cafeicultura”; Rogério Silva, com “Manejo integrado de Pragas na Cafeicultura”; e Sônia Salgado, com “Nematoides na Cafeicultura: como conviver com o problema na propriedade”. A nutrição das plantas será o tema abordado por Thiago Henrique Pereira Reis e Paulo Gontijo na palestra “Corretivos e fertilizantes na cafeicultura em tempos de dólar alto”.

Os demais temas abordados serão “Poda”, com André Dominghetti (pesquisador Epamig/ Embrapa Café); “Manejo de doenças pós-colheita”, com Sara Chalfoun; e “Mapeamento da qualidade em propriedades cafeeiras”, com o engenheiro agrônomo Denis Nadaleti.

Acompanhe o evento por aqui.

*FONTE: CafePoint – https://www.cafepoint.com.br/noticias/agenda-do-produtor/pesquisadores-da-epamig-apresentam-tecnologias-para-cafeicultura-em-evento-online-220133/

Compartilhar: