Por que moer os grãos de café na hora?

Apesar de já termos nos acostumado e de ser mais prático preparar o café que já vem moído, o ato de moer o grão na hora pode proporcionar uma deliciosa experiência sensorial

Moagem de café - Unsplash
Crédito: Unsplash
17/06/2022
Publicado em

Para chegar às prateleiras, o café passa por uma série de processos que precisam de atenção e cuidado para garantir o sabor e aroma na sua xícara. É durante a torra que acontece toda a alquimia do café, são formados os compostos de aroma e sabor da bebida que são extremamente voláteis, ou seja, evapora com grande facilidade em contato com o ar.

Quando o grão de café está inteiro ele funciona com uma cápsula protetora, que retém todos esses compostos, após a moagem essa cápsula é rompida e seu aroma é imediatamente liberado e aquele cheirinho bom se espalha por todo ambiente.  A maioria desses compostos é sensível ao oxigênio e a umidade, por isso  quando o grão já está moído deve estar muito bem protegido e embalado, pois a moagem aumenta a superfície de contato com o ar que pode causar  oxidação e alteração de sabor no  produto.

[Degustação de café é um processo importante para o consumidor]

Café moído na hora é associado à qualidade

De acordo com a pesquisa “Perfil do consumidor de café que busca qualidade”, realizada através de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Café a  São Paulo Coffee Hub, 36% dos respondentes afirmaram que para a bebida ser de qualidade, é necessário moer os grãos de café na hora. Tal levantamento analisou os sentimentos de mais de 5 mil participantes em relação ao alimento. Giuliana Bastos, Pesquisadora do SP Coffee Hub, aponta outra sensação importante: “Foi constatado que o aroma é o atributo mais importante do café, o que mais representa a qualidade.  Quando moemos os grãos na hora, o cheiro vai tomando conta do ambiente. É o começo do ritual, do encanto.”

A especialista também dá a sua opinião sobre a prática, que, em sua visão, faz toda a diferença: “O ritual de moer os grãos de café na hora, minutos antes do preparo, deixa tudo mais prazeroso. No meu caso, o barulhinho do moer o grão, seja no moedor elétrico ou manual, já vai me deixando com mais desejo daquela xícara gostosa.”

Como moer grãos de café em casa

Hoje existem no mercado várias opções de moedores manuais e elétricos de uso doméstico, mas para quem deseja fazer sua própria moagem, e não possui um aparelho apropriado existem várias maneiras de realizar a tarefa com itens facilmente encontrados em casa. O processo vale a pena e demora menos tempo do que se pensa.

Na ausência de um moedor, pode se usar um liquidificador, processador ou mixer. Entre eles, o primeiro é o mais recomendado, tanto pelo tipo de recipiente, quanto pela potência e funções como pulsar. Se usar o mixer para moer, não esqueça de tampá-lo  para que os grãos não saltem.

O processo é similar em todos os aparelhos. Coloque pequenas quantidades de grãos e moa por 2 a 5 segundos, com intervalos. Dessa maneira, o fruto não será torrado pelo calor gerado com o atrito do utensílio. O processo deve demorar cerca de 1 a 2 minutos.

Para moer manualmente existem duas técnicas bem simples. A primeira exige o auxílio de um rolo de massa e um saquinho hermético. Basta colocar os grãos no saco e passar o rolo por cima para quebrar a casca. Depois, aplique um pouco mais de pressão para triturá-los.

A segunda opção requer o uso de um pilão e um almofariz. Similar ao mixer, cubra o recipiente para evitar que os grãos pulem. Bata até romper a casca e continue batendo até ficar o pó. É recomendado que se coloque 10 a 15 gramas de grãos por vez.

Abrir mão da praticidade, por vezes, pode ser muito bom. Que tal experimentar um desses métodos para a próxima xícara de café?

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: