Pré-inscrições abertas para o Curso de Classificação e Degustação de Café do CCCMG

Pré-inscrições abertas para o Curso de Classificação e Degustação de Café do CCCMG
04/02/2020
Publicado em

Estão abertas as pré-inscrições para o 23º Curso de Classificação e Degustação de Café do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG. O prazo vai até o dia 14 de fevereiro. O curso é realizado apenas uma vez por ano e acontecerá entre 03 de março a 09 de junho, sempre às terças e quintas-feiras. O objetivo é promover e valorizar o tema café, onde o aluno vai aprender a classificar o grão, além de degustar variados tipos de bebida para a escolha do primordial produto. A iniciativa tem a finalidade de capacitar tecnicamente profissionais para atuar no mercado.

Para participar do curso é necessário ter idade mínima de 18 anos, ter completado o 2º grau, apresentar o atestado de sanidade bucal (documento que se consegue com seu dentista após inspeção e solicitado após ser selecionado para realização do curso), e comprovante de vínculo empregatício com empresa associada ao CCCMG (caso o inscrito seja associado. Se o inscrito não for associado, este documento não é necessário).

Está previsto inicialmente a abertura de 24 vagas. O curso será realizado das 19h às 22h. O investimento do curso será de R$2.490,00 para associados e R$3.490,00 para não associados, podendo ser parcelado em 3 vezes no cheque (entrada, 30 e 60 dias). Todos os participantes recebem apostilas.

O curso é muito tradicional no país e existe há muitos anos. Surgiu na década de noventa. Em 2020 será a vigésima terceira edição do evento. Inicialmente o curso era só classificação e degustação. Como o mercado exige um conhecimento geral do café acrescentou-se outras matérias de outros segmentos. As aulas são ministradas por 15 profissionais da área que alternam conteúdos teóricos e atividades práticas ao longo do curso.

Além da classificação física e sensorial, também é realizada a degustação. É apresentado aos alunos cafés do todo o Brasil e vários assuntos são abordados como história, transporte, economia, dentre outros. A avaliação do processo de capacitação é feita através de atividades desenvolvidas em sala de aula. Para obtenção do certificado será exigida a frequência mínima de 80% da carga horária.

O curso é inteiramente realizado na sede do CCCMG, localizado à Rua do Comércio de Café, 185 – Bairro Industrial Reinaldo Foresti – Varginha/MG.

Interessados em participar do curso devem acessar o site fazer o download da ficha de inscrição, preencher os dados, reunir a documentação e enviar para o e-mail cccmg@cccmg.com.br ou entregar pessoalmente na Secretaria da instituição. O recebimento do e-mail pode ser confirmado com Viviane no telefone (35) 3214-2122 ou diretamente pelo e-mail.

O CCCMG salienta que esta pré-inscrição não garante uma vaga no curso, pois há grande procura que excede o número de vagas disponíveis.

Compartilhar: