Presença de abelhas em cafezais pode melhorar produtividade

Polinização feita pelos animais contribui com a qualidade da lavoura

Abelhas no Cafezal - Unsplash
Crédito: Unsplash
19/05/2022
Publicado em

As abelhas oferecem muito mais que mel ao mundo. Elas são importantes para a biodiversidade como um todo. Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, estima que um terço dos alimentos consumidos no mundo é diretamente dependente do trabalho das abelhas, responsáveis pela polinização de 80% dos cultivos do planeta.

Mesmo o café sendo uma planta autógama, ou seja, produz frutos sem a presença de polinizadores, a criação de abelhas em torno dos cafezais pode trazer benefícios para as lavouras. O biólogo Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, em entrevista para o site The Perfect Daily Grind, descobriu que, quando as abelhas visitam o cafezal, a produtividade é 28% maior, em média. “Isso não significa que o produtor não consiga produzir quando não tem abelha. Ele consegue. Mas vai produzir bem menos”, explica.

[Nestlé reduz emissões de carbono com novo Nescafé Origens do Brasil]

Por conta desses benefícios, muitas fazendas utilizam o serviço de aluguel de colmeias, disponibilizados por startups como Agrobee, que promove a integração entre produtores rurais e criadores de abelhas. Dentro de critérios científicos preestabelecidos, a empresa leva colmeias para lugares específicos da propriedade onde as abelhas vão realizar o que já fazem na natureza.

A polinização melhora a qualidade do café, pois impacta no tamanho dos frutos e sementes, e também incrementa a presença de açúcares nos grãos.

Prática ajuda também com a sustentabilidade

Além da melhora de qualidade e quantidade da produção, a polinização assistida permite aos produtores reduzir o impacto da lavoura no meio ambiente, com preservação de biodiversidade, não utilização de pesticidas e redução de emissões de carbono para cada tonelada de café produzido. O método também ajuda a reduzir a utilização de água nos cafezais, uma vez que as plantas precisam de menos recursos.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: