Indústrias se unem em prol do Meio Ambiente

WhatsApp-Image-2019-06-11-at-19.50.03-1
11/06/2019
Publicado em

Indústrias buscam juntas as melhores soluções para a reciclagem das cápsulas utilizadas nas doses únicas de café

Uma iniciativa da Nespresso e da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC reuniu grandes nomes da indústria cafeeira para discutir a reciclagem dos componentes presentes nas cápsulas de café: plástico, alumínio e borra.

O objetivo principal foi de alinhar uma solução coletiva entre todas as marcas e assim, incentivar as demais indústrias a criarem o seu método de reciclagem e, principalmente, a conscientizar o consumidor sobre as possibilidades de coparticipação nesse processo, com a separação e a entregas dos resíduos em locais indicados pelo fabricante da marca de café de seu consumo.

Uma visita ao Centro de Reciclagem da Nespresso, localizado na região Metropolitana de São Paulo, aconteceu no dia 16 de março de 2019.  Participaram o presidente da ABIC, Ricardo Silveira, Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC e representantes das empresas Melitta, JDE, 3Corações, Dolce Gusto, entre outras indústrias.

“Estamos felizes em, junto com a Nespresso, dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela ABIC no sentido de procurar soluções de reciclagem e atender às necessidades das indústrias de café e as expectativas do consumidor”, explicou o diretor executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz.

O Centro de Reciclagem da empresa funciona desde 2011 e recebe os produtos de mais de 90 pontos de coletas. Lá, é realizada a separação dos resíduos. No caso das cápsulas de alumínio, o material reciclado volta para a cadeia do alumínio, podendo ser transformado em qualquer produto com a matéria-prima (não retornam como cápsulas), além de poder ser reciclado infinitamente.

O plástico é transformado em resina plástica, cujo uso tem sido para a criação de produtos reciclados. E o material orgânico pós-uso, a borra, é destinado a empresas de compostagem. É possível ver todas as etapas do processo e meios de contribuição no site da ABIC. E para saber mais sobre o processo de reciclagem do café consumido, acesse o site da sua marca preferida de cápsulas e veja como realizar a reciclagem e contribuir com o meio ambiente. 

Compartilhar: