Saiba como o café pode auxiliar nos cuidados com o cabelo

A cafeína, presente na bebida, é bastante eficiente na limpeza e na hidratação do couro cabeludo, além de ajudar a inibir a queda de fios

Hairdresser salon. Woman during hair wash
19/01/2022
Publicado em

Os leitores assíduos do Jornal do Café já sabem o quanto o grão é versátil e pode ser utilizado para diversas finalidades. Entre elas, gastronomia, confecção de produtos farmacêuticos e estéticos, cuidados com a pele e manutenção da saúde

Mas, você sabia que além disso tudo o café também pode auxiliar no tratamento do couro cabeludo? Segundo especialistas, a cafeína (principal substância encontrada em sua composição) promove inúmeros benefícios para o cabelo.

Hidratação

É sempre bom manter os cabelos saudáveis, e o café pode te ajudar nesta tarefa. A combinação do pó com máscaras hidratantes é excelente, já que a cafeína ajuda na absorção, deixando os fios mais macios e volumosos. Ao entrar em contato com os folículos capilares, a substância estimula o fluxo sanguíneo e potencializa a distribuição de nutrientes.

Outra vantagem é a sua propriedade tonalizante, que pode beneficiar os cabelos mais escuros, deixando-os com aspecto brilhoso. Já os de tons mais claros, como loiros ou ruivos, devem ter cuidado porque pode haver alteração na coloração. 

Ajuda a inibir a queda

Uma das principais vantagens do café para os cabelos é a inibição da queda. As propriedades presentes na cafeína promovem um estímulo fisiológico, o que melhora as atividades do ciclo capilar e folicular. Dessa forma, há o fortalecimento dos fios, o que favorece o crescimento.

Um estudo divulgado no periódico inglês Jornal Internacional de Dermatologia, mostrou que a cafeína é eficiente no bloqueio ao DHT, hormônio que causa a morte das células produtoras dos fios, o responsável pela calvície.

Essa mesma pesquisa revelou que o ciclo de vida dos folículos tratados com cafeína estendeu-se em 37%, ao mesmo tempo em que apresentaram uma melhora de 46% em seu crescimento. 

Um outro estudo publicado no Food Research International, importante veículo que reúne artigos sobre nutrição e alimentação, revelou que os antioxidantes presentes no café aumentam a quantidade de nutrientes nas células capilares. Como consequência, o metabolismo das células é acelerado, o que promove o crescimento e a qualidade do cabelo.

Leia mais – Saiba como o café pode auxiliar no emagrecimento

Limpeza

Quando o assunto é limpeza das madeixas, o café também é um ótimo aliado. Combinado com um shampoo de qualidade, o pó ajuda na limpeza do couro cabeludo. A sua propriedade esfoliante é indicada para deixar a pele mais lisa e macia, remover impurezas, estimular a circulação sanguínea e a renovação celular. 

Versatilidade realmente é a palavra que mais define o café. Além de saboreá-lo, agora, você pode utilizá-lo para cuidar da saúde e da aparência dos seus cabelos. Gostou das dicas? Não deixe de conferir as próximas edições do Jornal do Café e descubra mais sobre esse universo repleto de possibilidades! 

Atenção: os benefícios descritos neste texto estão relacionados à aplicação direta do café nos cabelos ou no couro cabeludo. A simples ingestão do café ou de produtos que contenham cafeína não se aplicam. Busque sempre o auxílio de um profissional, já que a aplicação amadora não é recomendada. 

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: