Nada melhor do que tomar um cafezinho no conforto de casa, usando sua xícara preferida, do jeito que você gosta, certo? Nem sempre. Às vezes, queremos experimentar a bebida de uma nova maneira e em um ambiente diferente.
Tal experiência pode ser encontrada em uma cafeteria, onde baristas extraem o melhor do grão, fornecendo uma experiência sensorial completamente diferente. No Jornal do Café, já mostramos alguns estabelecimentos para se conhecer no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Hoje, apresentaremos seis cafeterias para conhecer em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
[Cat café: conheça os estabelecimentos para amantes de cafés e gatos]
Conheça cafeterias em Porto Alegre
Baden Torrefação
A Baden Torrefação é perfeita para os entusiastas que adoram aprender mais sobre café e, também, para quem ama apreciar a bebida eventualmente. No local, funciona uma cafeteria que oferece diversos métodos de extração e, ainda, uma torrefação de grãos especiais e tradicionais que vêm, em sua maioria, de Minas Gerais.
Além de tomar o café torrado na hora nessa categoria de Porto Alegre, é possível completar a experiência com a realização de cursos e de workshops para aprender mais sobre os grãos, os métodos de preparo e a profissão de barista.
Café do Mercado
Localizado dentro do Mercado Público, o Café do Mercado oferece cafés especiais com a qualidade da marca que está por toda a cidade. Dá para aproveitar o momento na Praça XV, em uma das mesinhas que ficam na rua. A loja 73 tem o filtrado da semana e alguns itens para quem quer fazer arte em casa; já a loja 103, ainda tem alguns quitutes para acompanhar a bebida, como brownie e pão de queijo.
Agridoce Café
O Agridoce Café proporciona uma viagem no tempo e é o cenário perfeito para quem ama tirar fotos. O ambiente lembra os filmes e as novelas de época, e proporciona uma grande imersão enquanto o cliente aprecia um delicioso café especial.
O cardápio conta com vinhos, espumantes, pães artesanais, vários salgados, doces de confeitaria e pratos sem glúten, sem lactose e veganos. O espaço também está aberto para ensaios fotográficos, mediante reserva.
Café da República
O Café República é um local agradável, descontraído e perfeito para apreciar um cafezinho especial pela manhã, no brunch ou no final da tarde. O espaço possui ambiente interno e externo, com mesas ao ar livre.
Os grãos utilizados no preparado vêm do cerrado mineiro, são da espécie arábica e possuem duas variedades: catuaí vermelho e catuaí amarelo. Se você gostar dos cafés vendidos lá, dá para assinar o clube da marca e receber um pacotinho em casa todos os meses.
William & Sons Coffee Co.
Com uma pegada mais industrial e intimista, a William & Sons Coffee Co. é o local perfeito para tomar um café no fim da tarde e jogar conversa fora. Com grãos torrados no próprio estabelecimento, a cafeteria já é reconhecida pela alta qualidade de seus produtos, vendidos em outros estabelecimentos da cidade.
Por ser focado na bebida, o estabelecimento não oferece um cardápio extenso de acompanhamentos, mas é possível escolher algum dos doces e salgados servidos no local.
Yami Café
A cafeteria surgiu em novembro de 2016, no bairro de Mon’t Serrat, em Porta Alegre. O grande diferencial da casa é o café brasileiro torrado e grãos de torrefações de fora do Brasil. A maioria dos grãos vem do Caparaó e de Carmo de Minas. Destaque para o Café da Rosa, frutado, com notas de morango, goiaba e especiarias. Outro que merece atenção é o catuaí amarelo, combinando suavidade, doce de caramelo e chocolate, com um toque de acidez. Esses cafés também são vendidos em embalagens de 250 g.
Com informações do Zero Hora.
Redação: Usina da Comunicação.