ABIC promove reunião do Comitê de Sustentabilidade para definir iniciativas com associados

Logo ABIC Sustentabilidadepng
25/03/2021
Publicado em

 A ABIC promoveu, no dia 17/03, mais uma reunião do Comitê de Sustentabilidade, que busca em parceria com as associadas construir iniciativas  para tornar ainda mais sinérgicas as práticas sustentáveis na cadeia produtiva do café. Além de membros da ABIC, participaram também do encontro representantes das marcas , CanecãoJDE Melitta, Octávio Café, NespressoNescafé Dolce Gusto,  e Três Corações

Durante a conversa,  Paula Tavares, consultora em Sustentabilidade da ABIC, apresentou o projeto piloto de equipamento que funcionará como Ponto de Entrega Voluntária (PEV),  recebendo cápsulas de café e multibebidas de todas as marcas. A iniciativa, que faz parte dos Projetos Sustentáveis ABIC  será inicialmente instalada no Villa Conteiner em Vinhedo, interior de São Paulo.

Lá, estará instalada uma máquina em que o consumidor cadastrado poderá devolver as cápsulas pós-consumo. Em troca, receberá cashback para ser utilizado em estabelecimentos comerciais dentro do shopping.  Os  testes terão início em 15 de abril, e o lançamento oficial será em 17 de maio –  Dia da Reciclagem.

Neste projeto piloto, que faz parte da Campanha “Recicle! É tudo de bom!” . A  ABIC contará com parceiros estratégicos para a coleta e a gestão dos resíduos. 

Em seguida, Felipe Moreira, consultor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da ABIC, detalhou as oportunidades de colaboração setorial entre os associados para reciclagem de cápsulas, destacando caminhos para o aumento da eficiência logística das iniciativas já implementadas pelas empresas, que envolvem desde pontos de entrega voluntária pelo consumidor (PEVs), até a autorização de postagem gratuita para destinação ambientalmente adequada das cápsulas, em parceria com os Correios e cooperativas de reciclagem. Foi discutida, também, a conveniência da formação de uma iniciativa conjunta  para reunir os esforços de comunicação e gestão em matéria de reciclagem e sustentabilidade no setor de café.

Compartilhar: