29o ENCAFÉ: terceiro dia do evento organizado pela ABIC teve Rosana Jatobá debatendo sustentabilidade, painel sobre o poder da educação e assinatura do Pacto Contra a Fome

IMG_0994
27/11/2023
Publicado em

Evento ainda contou com mais uma etapa do 1º Campeonato Brasileiro Blends de Café

O 29º Encontro Nacional da Indústria de Café (ENCAFÉ), organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e com patrocínio do SEBRAE, chega em seu terceiro dia. Entre os destaques da programação, estão a palestra da jornalista Rosana Jatobá, assinatura de termo de parceria da ABIC com o Pacto Contra a Fome e, ainda, um painel sobre o futuro do varejo no Brasil.

Ao mesmo tempo, as competições do 1º Campeonato Brasileiro de Blends de Café continuam. Os finalistas criaram seus blends de café arábica e canéfora e apresentaram ao público, que avaliou e votou em seu preferido. No final do dia, os competidores prepararam seus cafés no método Fluire, da Pressca, e serviram ao grupo de jurados, formado por sete especialistas do mercado. Hoje, será divulgado quem será o melhor Master Blender do Brasil.

O futuro do varejo no Brasil

Marcos Gouvêa, Diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, subiu ao palco do ENCAFÉ para apresentar o painel “O Futuro do Varejo no Brasil”. O especialista traçou um breve panorama econômico atual do país, e chamou atenção para as recentes mudanças no comportamento de consumo. Segundo ele, convém chamar o consumidor de omniconsumidor, uma vez que ele atua em vários canais.

“O consumidor está no centro de tudo. O varejista precisa entender e valorizar isso. Chamamos de omniconsumidor, pois ele está cada vez mais empoderado e faz as suas compras em vários canais. O cliente quer mais, ele está sendo educado no digital e espera mais das empresas”,

destacou Marcos.

O palestrante ainda expôs as principais tendências para o varejo: investir em marcas próprias, melhorar o diálogo direto com o consumidor, ofertar mais serviços e soluções, e entender que o digital e a tecnologia estão, cada vez mais, transformando a realidade. Ele também destacou a relevância da inteligência artificial e a forma como ela pode auxiliar o varejista:

“A IA nos ajuda a estudar o comportamento do consumidor e melhorar a oferta de serviços e produtos, trazendo mais assertividade e potencializando os lucros”.

Desafios e Oportunidades para um Futuro Sustentável

Em seguida, foi a vez da jornalista Rosana Jatobá comandar a palestra “Desafios e Oportunidades para um Futuro Sustentável”. A profissional contou que se interessou pelo tema após cobrir o lançamento no Brasil do livro “Uma Verdade Inconveniente”, escrito por Al Gore, Ex-Presidente dos EUA.

Café e sustentabilidade

Segundo Rosana, a forma de pensar capitalismo mudou ao longo dos anos, dando espaço para um consumo mais consciente e uma cadeia produtiva que pensa no impacto socioambiental que causa. “Os recentes desastres climáticos mostram os sinais que o planeta está dando de esgotamento. O crescente volume de gases do efeito estufa na atmosfera atinge a todos”,
disse.

Rosana ainda complementou mostrando como as mudanças climáticas impactam a cadeia produtiva do café: Além da fragilização das floradas causada pela pouca maturação, houve a redução das áreas produtoras pela metade nos últimos 30 anos. A jornalista também chamou a atenção da plateia para os temas ligados ao ESG. É importante ressaltar que a sigla não se refere somente à sustentabilidade e às questões ambientais, mas, também, às boas práticas de produção, ao cuidado com os colaboradores e ao respeito pelas questões sociais.

ABIC e Instituto Ayrton Senna se unem em prol da educação

Ewerton Fulini, Vice-Presidente do Instituto Ayrton Senna, apresentou o painel “Unindo esforços pela educação para transformar vidas”. O executivo lembrou o sonho que o atleta tinha em contribuir com a melhora na educação das crianças brasileiras.

“Eu gosto de fazer uma alusão da educação como uma árvore. Essa árvore tem galhos, que representam inúmeras possibilidades na vida de um indivíduo. Regar essa árvore, ou seja, investir na educação das pessoas, é estimular o seu crescimento e desenvolvimento. Cerca de 40% de todo talento brasileiro é desperdiçado por falta de investimento em educação”,

explicou. Ewerton destacou ainda os esforços do instituto em prol de mudanças a favor da causa.

Pacto Contra a Fome

A ABIC assinou, em parceria com o Instituto Pacto Contra a Fome, um Termo de Compromisso cujo objetivo é que até 2030 não haja nenhuma pessoa com fome no Brasil, e que até 2040 todos no país estejam bem alimentados.

Café e redes sociais

Ricardo Maruo e Giuliana Bastos, fundadores da São Paulo Coffee Hub, falaram sobre o mercado de influenciadores digitais e como os atores da indústria cafeeira podem obter melhores resultados através desta parceria. Uma dica para aqueles que desejam investir neste tipo de trabalho: é necessário entender que não é o influenciador que se adapta ao produto,
mas sim o produto que se adapta ao propósito do influenciador. Os especialistas ainda convidaram três influenciadores do nicho de café para subirem ao palco e contarem um pouco de suas rotinas no digital.

Compartilhar: