ABIC promove webinar sobre a importância da reciclagem das cápsulas de café e multibebidas

lsistrecicle

Participaram do evento representantes dos associados e especialistas em sustentabilidade

A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC realizou, no último dia dia 10 de fevereiro, um webinar visando debater com os associados iniciativas conjuntas para implementar um projeto de incentivo à reciclagem das cápsulas de café e multibebidas.


“Esse é um trabalho importante para compartilhamento de experiências. É necessário conversarmos sobre os sucessos e as dificuldades de cada um dos nossos associados. Esse é só o começo, tenho certeza que projetos importantes sairão daqui”, destaca Ricardo de Sousa Silveira, presidente da ABIC.

O advogado Tasso Cipriano fez a primeira apresentação e explicou os aspectos legais da reciclagem de cápsulas. “Quando se fala em logística reversa, que é quando o consumidor começa o trabalho de retorno das cápsulas para o setor produtivo após o consumo, é importante entender que a ação, em si, não é suficiente. É importante que haja uma conjugação entre as cadeias (por onde o produto passa até chegar à reciclagem) e a destinação final ambientalmente adequada”, defende ele, que é doutor em direito ambiental pela Universidade de Bremen, na Alemanha, e pela USP.

Em seguida, o deputado federal Carlos Gomes, do Republicanos do Rio Grande do Sul, abordou os avanços e desafios da reciclagem. O parlamentar é autor de um projeto de lei, já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado, chamado de Lei de Incentivo à Reciclagem no Brasil. “Queremos movimentar a economia circular e tirar pessoas da informalidade. O objetivo é trazer recursos para as empresas e pessoas. Esse projeto está aberto para a indústria, queremos movimentar a cadeia produtiva da reciclagem”, detalha o deputado, que também é ex-catador.

Logo depois, Flávia Cunha, da Casa Causa, falou sobre a relação entre a gestão de resíduos, a reciclagem e o consumidor. A Casa Causa é uma empresa que defende o conceito do lixo zero e ajuda as organizações a repensarem a gestão de resíduos sólidos de seus negócios e dos espaços que ocupam. “Nossa grande discussão é como criar modelos que sejam sustentáveis para a empresa e para a sociedade. Se somos parte do problema, também somos parte da solução. Mas é preciso que haja uma mudança de cultura”, defende Flávia.

Depois das apresentações dos especialistas convidados, os associados mostraram quais iniciativas já vêm adotando. Participaram desse momento representantes das marcas Nescafé Dolce Gusto, Grupo 3 Corações, JDE Coffee, Melitta, Octavio Café, Nespresso, Café UTAM e Café Canecão.   

O encontro faz parte da iniciativa “Recicle! É tudo de bom”, lançada pela ABIC em 2019 para conscientizar e incentivar a adesão de consumidores e todos os envolvidos na cadeia de café quanto à responsabilidade compartilhada da reciclagem das cápsulas.  

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *