Pequena indústria apresenta sinais de melhora, apesar dos impactos da pandemia

architecture-2267789_1280
13/08/2020
Publicado em

Os impactos da pandemia da Covid-19 ainda são visíveis na atividade e situação financeira da pequena indústria. Destaca-se, contudo, que os últimos meses foram de melhora, ainda gradual e insuficiente para reverter toda a queda de abril, que cada vez mais se caracteriza como o pior momento da crise atual. A relação de principais problemas revela preocupação do empresário com alguns dos impactos da pandemia. A queda da demanda, menos grave que no primeiro trimestre, mas ainda relevante; a falta/alto custo das matérias-primas, ainda como resultado do efeito da redução ou mesmo a paralisação da produção pelas restrições impostas pela pandemia, do comércio internacional e da interrupção das cadeias de logística; além de inadimplência dos clientes e falta de capital de giro.

A confiança dos empresários da pequena indústria também vem se recuperando desde a forte piora com a pandemia do novo coronavírus, embora os empresários ainda não tenham recuperado a confiança por conta da avaliação das condições correntes de negócio. O Índice de Perspectivas mostra que as expectativas são cada vez mais positivas.

industria cni

SOBRE A PESQUISA – O Panorama da Pequena Indústria faz a análise dos dados da pequena indústria levantados com a Sondagem Industrial, Sondagem da Construção e o Índice de Confiança do Empresário Industrial. As pesquisas ouvem mais de 900 empresários de empresas de pequeno porte. Essa edição do Panorama da Pequena Indústria faz a análise da pequena indústria do segundo trimestre de 2020 e as expectativas de julho de 2020.

Acesse o relatório completo em www.cni.com.br/ppi.

Compartilhar: