Aprenda cinco receitas de bebidas refrescantes com café

O Jornal do Café traz dicas para que os amantes da bebida não deixem de consumi-la durante o verão

Aprenda cinco receitas de bebidas refrescantes com café
03/02/2022
Publicado em

Com a chegada do verão, as altas temperaturas tomam conta de grande parte do país. Pensando nisso, o Jornal do Café separou para os seus leitores algumas receitas de bebidas refrescantes à base de café. Dessa forma, é possível consumi-lo e espantar o calor ao mesmo tempo.

Iced Mocha

Você precisará de 150 gramas de gelo (seis cubos), 150 ml de leite, 150 ml de café coado resfriado e 20 gramas de calda de chocolate. 

Para fazer a calda, utilize chocolate em pó com 60% de cacau, açúcar a gosto e água (a cada 100 g de chocolate em pó, coloque 100 g de água). Misture todos os ingredientes em fogo baixo e deixe que o líquido seja reduzido até a metade. Desligue quando a mistura estiver concentrada, com aparência semelhante a do mel. 

Para montar, basta colocar os cubos de gelo em um copo grande e, posteriormente, adicionar a calda de chocolate, o café e o leite. Agora é só degustar!

Café gelado com limão

Os ingredientes são: cubos de gelo a gosto, meia xícara (chá) de café (coado, de prensa ou italiano), meia colher (chá) de açúcar e raspas de meio limão-siciliano. 

O modo de preparo é bem simples. Pegue uma coqueteleira (ou algum recipiente de vidro com tampa) e coloque o café, o açúcar, as raspas de limão e os cubos de gelo. Para que a bebida seja preparada de forma correta, é necessário chacoalhar bem para misturar e dissolver os ingredientes. Transfira o conteúdo para um copo e sirva.

Leia mais – Aprenda a identificar cafés puros e de qualidade

Frapê de café

Separe meia xícara (chá) de leite, cinco cubos de gelo com café e uma rapadura ralada. Coloque os cubos de gelo e o leite no liquidificador, e bata até que a mistura fique com consistência de frapê. Divida a bebida em dois copos, polvilhe com rapadura ralada e sirva a seguir.

Café cremoso com chocolate

Para fazer esta receita, você precisará de meia xícara de café coado, meia xícara de leite gelado, uma colher (sopa) de açúcar, uma colher (sopa) de chocolate em pó, duas colheres (sopa) de chocolate derretido (ao leite ou meio amargo) e chantilly.

Congele, em uma forma de gelo, o café preparado por até quatro horas. Em seguida, bata os cubos de café com o leite, o açúcar, o chocolate em pó e o chocolate derretido. Após a mistura atingir uma consistência homogênea, coloque-a em uma taça e decore com chantilly.

Frappuccino com doce de leite

Separe 250 ml de leite, 250 ml de café coado, chantilly, quatro colheres (sopa) de doce de leite e uma colher (sopa) de chocolate em pó. Faça cubos de gelo com café, em seguida, bata-os no liquidificador com o leite, o doce de leite e o chocolate em pó.

Em dois copos grandes, coloque um pouco de doce de leite nas bordas e, posteriormente, o conteúdo batido no liquidificador. Cubra com chantilly e, para dar aquele toque final, adicione raspas de chocolate por cima. 

Deu água na boca, não foi? Então, escolha uma receita (ou todas) e aproveite o verão da melhor maneira possível. Lembre-se, épocas de muito calor exigem cuidados especiais. Não deixe de beber bastante líquido e proteger-se do sol. Bom apetite!

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: