Café de qualidade: conheça a função do colorímetro na produção da bebida

grãos de café e pó de café
29/04/2021
Publicado em

O colorímetro é essencial para a produção de um café. O equipamento está disponível no mercado como uma solução para atender às necessidades dos produtores que querem assegurar os padrões de qualidade do seu produto. Por meio da cor do café, é possível ter uma previsão dos atributos da bebida e, também, identificar variações das suas características sensoriais, afirma Paulo Kleinke, Diretor da Probat Leogap

“O investimento em um controle de cor permitirá uma versatilidade na operação, sendo possível um desenvolvimento de um produto mais consciente, bem como um controle de qualidade fidedigno mantendo, assim, as características desejadas”, sinaliza Kleinke. 

Equipamentos para aferição 

A Escala Agtron é uma referência colorimétrica da indústria para definição de cor da torra. Com ela, é possível alcançar o perfil desejado, baseado nos discos compostos por diferentes tons de marrom. “É interessante, pois a cor é um indicador, porém, ela também é um resultado. Sabemos que vamos chegar a uma mesma cor usando diferentes perfis de torra”, ressalta Verônica Belchior, Doutora em Ciência de Alimentos e sócia do Projeto The Coffee Sensorium. Portanto, a atuação do colorímetro junto ao perfil de torra trará o resultado sensorial desejado. 

Analisador de cor – Colorette 4

O Colorette 4 é um equipamento laboratorial destinado às torrefações que buscam um rígido controle de qualidade do café.  A tecnologia faz uso do princípio de medição de refletância, explica Paulo Kleinke. “Um emissor de luz ilumina uma amostra de café torrado e moído e, através da luz refletida pela amostra, mede a cor e intensidade da prova”. O instrumento conta com uma conexão USB para que todo material verificado seja armazenado e, assim, possa garantir o controle do padrão do café.

Escala de Cores – ABG Color System Com a proposta de conferir os tons de torra de forma facilitada, o ABG Color System é uma escala de cores desenvolvida com produtos de alta tecnologia e tem o melhor custo-benefício do mercado, segundo a fabricante Pressca. A escala também se propõe a oferecer um manuseio intuitivo com rápida resposta sensorial e, ainda, é reconhecida pela alta durabilidade e resistência à umidade. 

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *