Café pode melhorar desempenho nas atividades físicas

Café é importante aliado para esportistas casuais e profissionais

Café e exercícios físicos - unsplash
Crédito: Unsplash
03/06/2022
Publicado em

Uma xícara de café contém muito mais que aroma e sabor. A bebida, além de dar prazer, oferece uma série de benefícios para o corpo. O seu consumo está associado ao efeito protetivo no coração, na redução da possibilidade de derrames, da diabetes, do câncer e outras doenças.

Além disso, o alimento pode aprimorar os efeitos das atividades físicas, ajudando na perda de peso, aumento de disposição e concentração do atleta durante a execução dos treinos. Marcelo Boia, coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brasília  (CEUB), aponta que a cafeína tem sido usada para melhorar o desempenho durante exercícios anaeróbios, ou seja, de alta intensidade e curta duração. A substância, por ajudar na quebra de gordura e ser um termogênico colabora com o emagrecimento.

[Conheça os benefícios dermatológicos do café]

O famoso efeito energético do alimento também tem o seu papel. Os praticantes de atividade física se beneficiam de substâncias presentes na bebida, como vitaminas, potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, compostos antioxidantes e diversos outros minerais, melhorando o desempenho físico. Boia pontua, no entanto, que essas benesses dependem de uma série de fatores: “Dosagens de cafeína, tipo de exercício, intensidade do exercício, alimentação, habituação à cafeína, estado de condicionamento físico dos sujeitos e variações individuais. Tudo isso irá afetar os resultados adquiridos.”

Cappuccino Funcional: receita fitness com café para tirar o melhor dos exercícios

Um estudo realizado pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition atestou que ingerir a bebida meia hora antes de praticar atividades físicas ajuda no desempenho. Para você chegar ao treino com o corpo preparado para os exercícios, o Jornal do Café separou uma receita de cappuccino funcional, para extrair os melhores benefícios possíveis.

Ingredientes

01 xícara de 150 a 200ml de café

01 e 1/2 colher de sopa  de leite de coco em pó 

01 pitada de canela em pó

Cacau em pó a gosto

Modo de preparo

Faça o café normalmente. Em uma xícara, adicione o leite de coco em pó. Caso Whey Protein faça parte da sua dieta, ele também pode ser acrescentado. Depois, coloque o cacau e a canela a gosto. Acrescente o café à mistura e bata tudo com uma colher ou mixer. Caso queira um resultado mais cremoso, o liquidificador pode ser usado.

Café e saúde é na Coffee Run

Para promover a importância do café para uma vida saudável, a Associação Brasileira da Indústria de Café realiza a ABIC Coffee Run, cuja primeira etapa ocorreu no dia 22 de maio, no Centro Histórico de São Paulo. O encontro foi uma oportunidade para estimular a prática esportiva, o bem-estar e, também, divulgar os benefícios do consumo regular de café para a saúde humana, no desempenho esportivo e na prevenção de doenças.  

As próximas etapas do evento já possuem data e local definidos: 11 de setembro, na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e dia 20 de novembro, no Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro. Para saber como participar, basta acessar o site do evento.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: