Colheita de conilon tem início oficial no dia 14 de maio

inicio-da-colheita-768x384

O início oficial da colheita de conilon no Estado do Espírito Santo foi instituído no calendário oficial do Estado como o ‘Dia do Início da Colheita do Café Conilon, em 14 de maio, por meio da Lei 9.284 de 2009.

No Noroeste do Espírito Santo, apesar do atraso na maturação dos grãos, a colheita já foi iniciada no mês passado e tem fluxo normal. De acordo com o coordenador técnico da Cooabriel, Perseu Fernando Perdoná, o andamento da safra já está em torno de 30%. “Observamos que o rendimento está um pouco diferente do previsto, abaixo do esperado, por isso a expectativa é de um resultado menor. A mão-de-obra também é um desafio em razão do Coronavírus”, disse.

O produtor rural de São Gabriel da Palha, Ednelson Caminote, trabalha em parceria com meeiros em sua propriedade. Neste ano, encontrou como desafio a contratação de trabalhadores, que viriam de outros estados. Além disso, os grãos ainda estão miúdos, pois iniciei a colheita com o café ainda verde por causa das especulações do Coronavírus. “Em razão disso, acredito que teremos uma quebra de 30%. Agora o café já começou a atingir a maturação. Minha colheita deve terminar em junho”, afirmou.

Neste mês, o produtor recebeu a visita de equipes da Secretaria de Saúde, que foram à sua propriedade alertar sobre os cuidados para a prevenção do Coronavírus. “Fizeram a medição de temperatura de todos os que estão trabalhando na colheita. Acho isso muito importante”, ressaltou.

O gerente corporativo de mercado da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), Edimilson Calegari, garante que o recebimento de sacas no Armazém da cooperativa está dentro da normalidade e segue o mesmo padrão de 2019. “Já recebemos cerca de 20% do total esperado. O café este ano teve um atraso na maturação, e apresenta rendimento e qualidade dentro da normalidade, finalizou.

FONTE: Assessoria de Imprensa Cooabriel

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *