Com foco na comunicação, ABIC incentiva práticas sustentáveis aos consumidores e à indústria cafeeira

sustainability-3303398_1280

Seja através da certificação ou da educação, a entidade vem desenvolvendo métodos para promover o consumo consciente e alinhar o agronegócio à responsabilidade ambiental

Assessoria de Comunicação ABIC – Usina da Comunicação

Cuidar do meio ambiente não é somente pegar carona na onda sustentável que tomou conta da publicidade corporativa nos últimos tempos. É estudar, conhecer e propor formas efetivas de incentivá-la, para que tais soluções estejam presentes no cotidiano de todos. Só assim o resultado será satisfatório. A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) entende que é da natureza que colhemos o nosso sustento. Não somente o café, mas todos os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Afinal, preservar significa garantir um futuro melhor.

Com o intuito de transformar os hábitos dos consumidores e da indústria, a entidade vem investindo em comunicação e educação. Uma das primeiras ações encabeçadas pela associação foi o lançamento, em 2007, do Programa Cafés Sustentáveis do Brasil. O objetivo deste programa com selo de certificação é assegurar produtos com rastreabilidade assegurada desde a produção até a industrialização, o que o torna único no mundo. Os cafés são produzidos com os grãos provenientes de fazendas certificadas quanto à sustentabilidade, oferecendo responsabilidade socioambiental e respeito ao produtor. O processo de industrialização também é auditado quanto às boas práticas de fabricação e segurança do alimento.

Através das redes sociais e do Jornal do Café, site exclusivo da ABIC que disponibiliza dados atualizados e as informações mais relevantes do setor, a instituição vem desenvolvendo um importante canal de comunicação com os associados, o público em geral e os consumidores. Essas plataformas permitem que conteúdos como o reaproveitamento da borra de café, reciclagem, descarte e destinação adequada das embalagens, logística reversa e economia circular sejam abordados de maneira clara e educativa.

“É importante saber se as informações que estamos disponibilizando estão chegando aos associados e aos consumidores, e se eles estão entendendo o recado que queremos passar. A ABIC acredita na escolha consciente e nas boas práticas que permeiam a indústria. “Gosto de falar que a consciência se inicia no campo, segue na xícara e acompanha o ciclo de vida do produto”, destaca Paula Tavares, Consultora em Sustentabilidade da ABIC.

Soluções de Embalagens Sustentáveis Para o Mercado de Café

Em parceria com a Terphane, a ABIC realizou o Webinar Soluções de Embalagens Sustentáveis Para o Mercado de Café, no dia 17 de junho, com o intuito de apresentarembalagens que possuem maior reciclabilidade e menor impacto ambiental. No evento, Célia Freitas, Gerente de Desenvolvimento Terphane, mostrou diversas opções de filmes PET para café, com ênfase aos metalizados alta barreira e aos filmes sustentáveis da linha Ecophane.

Os filmes sustentáveis Ecophane, aprovados pela Anvisa são divididos em duas famílias de produtos: filmes BOPET, com no mínimo 30% de PCR (PET reciclado pós-consumo) em sua composição, e os filmes biodegradáveis. No caso dos biodegradáveis, sua decomposição ocorre em aterros sanitários, num período médio de quatro anos, diferente dos 400 anos em geral considerados para outros filmes plásticos.  

“Quando falamos em sustentabilidade, a ABIC trabalha no tripé social, ambiental e econômico. Seja através das redes sociais, de comunicados internos ou campanhas, a entidade foca em ações e parcerias que estimulem a reciclagem e o consumo consciente. O café gera conversas, a ABIC conexões”, pontuou Paula.

Compartilhar:

Um comentário

  1. Parabéns pela atitude pessoal ABIC .👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *