Como reutilizar cápsulas de café? Veja aqui 5 ótimas ideias!

149379-como-reutilizar-capsulas-de-cafe-veja-aqui-5-otimas-ideias-760x460
30/03/2020
Publicado em

Tatiana Nutri, para o Blog Villa Café

O consumo de café em cápsulas é uma tendência que dificilmente sairá do gosto popular. A praticidade, a diversidade de sabores, os preços acessíveis e as infinitas possibilidades que essa modalidade oferece conquistaram de vez os amantes de café do mundo inteiro.

No Brasil, por exemplo, o segmento de cápsulas já corresponde a cerca de 0,6% do volume total de café consumido no país. A previsão da Agência Brasileira de Indústria do Café (Abic) é que até 2019 esse índice chegue a 1,1%, o que representa um crescimento médio anual de 15,3% entre 2014 e 2019.

Esse crescimento do consumo de cápsulas gera também uma preocupação com o destino de tantos materiais utilizados. Enquanto a reciclagem dos recipientes ainda não é feita de forma eficaz, listamos algumas opções de como você pode reutilizar cápsulas de café de forma criativa e eficiente, e ainda por cima ajudando o meio ambiente.

Aqui no blog já demos dicas de cápsulas de café sustentáveis ou biodegradáveis, ou seja, aquelas que provocam menos danos à natureza, já que se decompõem de forma mais ágil ou recebem outras utilidades após o seu uso padrão, como para adubo de plantas.

Entretanto, se você ainda não adotou essas novas opções na sua cafeteria, possui um estoque das cápsulas tradicionais ou guardou muitos recipientes usados sem saber o que fazer com eles, acompanhe as nossas dicas!

1. Formas de picolé

Nada melhor do que agradar a clientela do seu café do que oferecendo alguns deliciosos picolés de café. Como cortesia ou vendidos a preços baixos, as cápsulas de café nesse caso serão as forminhas da sobremesa gelada.

Basta higienizar os potinhos após a utilização e preenchê-los com a mistura do seu sabor preferido de picolé. Quando já estiver endurecendo, basta enfiar um palitinho e voltar com a forminha ao freezer.

2. Jardim suspenso

Os espaços pequenos quase sempre impedem que a tenhamos um espaço para chamar de jardim nos nossos estabelecimentos. É possível, no entanto, reutilizar cápsulas de café para criar um jardim suspenso (ou vertical), uma tendência que alia decoração e práticas de preservação do meio ambiente. Acredite se quiser, mas é possível criar plantas pequenas dentro das próprias cápsulas.

A sugestão que damos é colar os potinhos usados em uma placa de madeira ou MDF, ou ainda, fazer furinhos nas laterais e pendurá-las com cordinhas, fios firmes ou barbantes. Depois basta preencher as forminhas com algodão, escolher a semente da sua preferência e cuidar com carinho do seu novo cantinho verde!

3. Minihorta

Na mesma linha do seu jardim suspenso, uma boa opção até mesmo para a cozinha do seu café é a criação de uma minihorta para reutilizar cápsulas de café. Pode acreditar: esses recipientes são ótimos locais para fazer crescer algumas pequenas plantações de ervas, que podem ser utilizadas nas suas receitas e que vão fazer sucesso com a clientela.

4. Organizador de escritório

O local onde a sua equipe organiza as finanças e controla as decisões estratégicas do negócio também pode ganhar outra cara com a reutilização das cápsulas. Para esse ambiente, a nossa sugestão é usar os recipientes como organizadores de materiais de escritório. Clipes, alfinetes e pequenos marcadores para painéis podem ser armazenados dentro das cápsulas.

5. Luminária

Se você é fã de artesanato e não perde uma dica de DIY, você vai adorar essa sugestão! Que tal usar as suas cápsulas para criar uma luminária que vai deixar a sua cafeteria com um toque adorável?

Um pouco de habilidade com as mãos e lâmpadas pequenas podem render diversas opções de enfeites de luz. Tudo vai depender da sua inspiração, dos materiais escolhidos e da quantidade de cápsulas e lâmpadas!

Na hora de reutilizar cápsulas de café, o que vale é a criatividade! Inspire-se, pesquise e crie novas opções para o seu estabelecimento! Se você precisa de mais dicas para a sua cafeteria ou deseja saber como escolher as melhores máquinas e soluções de café, dê uma olhada neste post!

Compartilhar: