Corte de 0,75 ponto na Selic é muito positivo e reflete cenário de pandemia, afirma CNI

selic cni
06/05/2020
Publicado em

Entidade avalia que o ciclo de redução da taxa básica tenha se encerrado depois de sete quedas consecutivas. Mas o impacto negativo do coronavírus na economia ainda gera incertezas

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera muito positiva a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, ao considerar os efeitos recessivos e o aumento de insolvência das empresas devido a crise provocada pela pandemia do coronavírus.

A expectativa da CNI é de que o ciclo de redução da Selic tenha se encerrado neste ano, depois do sétimo corte consecutivo da taxa básica de juros. As projeções de inflação encontram-se próximas ao piso da meta para 2020, de 4% ao ano e a condução da política monetária tem mantido as expectativas com relação à inflação controladas.

No entanto, ainda há incertezas que podem influenciar na decisão do Copom nas próximas reuniões. A principal delas é a duração das medidas de isolamento social e seus impactos negativos sobre a atividade econômica e o emprego.

“Quanto maior a queda na atividade, pior será a situação financeira de empresas e famílias com implicações sobre a maior necessidade de financiamento dos agentes econômicos. Assim, novas reduções da Selic podem ser necessárias na busca pela redução do custo do capital”, explica o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Compartilhar: