É falso que café em pó brasileiro é misturado com sangue de boi

fake-news-418x235

Não é verdade que empresas produtoras de café misturem sangue de boi ao produto em sua versão em pó para encorpá-lo, como diz um homem não identificado em um áudio que circula nas redes sociais. A ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) nega que tal procedimento ocorra e registrou um boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Investigações Gerais de São Paulo contra a disseminação da desinformação. A mistura também não está prevista em normas e regulações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Difundida pelo WhatsApp, a peça de desinformação também aparece em uma versão em vídeo no Facebook. Nela, o áudio é exposto juntamente com uma série de imagens que supostamente mostrariam o transporte do sangue. Até a tarde desta segunda-feira (10), o conteúdo já havia sido compartilhado por perfis pessoais mais de 270 mil vezes. Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).

*Texto de Luiz Fernando Menezes, para o portal “Aos Fatos”. Confira na íntegra em – https://aosfatos.org/noticias/e-falso-que-cafe-em-po-brasileiro-e-misturado-com-sangue-de-boi/

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *