ABIC lança primeira unidade do projeto que reduz custos de logística reversa

Em parceria com a empresa Cognitivos Inteligência de mercado, a Associação irá instalar um equipamento no interior de São Paulo que recebe cápsulas pós-consumo

Ecossistema ABIC
17/05/2021
Publicado em

Embora a preocupação em elevar a qualidade do café nacional e garantir a segurança de alimentos para todos os consumidores seja o principal foco da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o compromisso com a sustentabilidade também é um comprometimento social. Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem, a Associação vai inaugurar a primeira unidade do ECOSSISTEMA ABIC – Recicle! É tudo de bom!, que possibilita a separação e destinação ambientalmente correta dos materiais recicláveis e orgânicos das cápsulas de café e multibebidas.  Afinal, orientar corretamente sobre a destinação adequada das embalagens e atendimento à Legislação em vigor é um dos esforços da ABIC.

A iniciativa, uma parceria com a empresa Cognitivos Inteligências de Mercado (CIM), possui o objetivo de reduzir custos de logística reversa e descaracterização, que são muito elevados para os pequenos e médios associados, permitindo que esses fabricantes participem do movimento da reciclagem a custos mais acessíveis. O local escolhido para a instalação foi o Villa Container, um centro comercial localizado em Vinhedo, interior de São Paulo.

Além de ter acesso aos volumes brutos coletados diariamente, a ABIC irá receber  informações sobre a destinação destes resíduos. Através dessa iniciativa, as marcas parceiras irão conseguir preços diferenciados nos serviços dos Coletores Inteligentes CIM. Outra vantagem, ideal para a realidade da pandemia, é a possibilidade de interagir com o equipamento através de um aplicativo de celular, o que minimiza o contato dos usuários.

Para Marcel Hirsch, sócio da CIM, “ao contrário dos tradicionais Pontos de Entrega Voluntária (PEV), os coletores CIM são Pontos de Entrega Gratificados (PEG). Cada vez que um usuário deposita suas cápsulas, elas são contadas, pontuadas no CIM Bank e gratificadas dentro do CIM Marketplace de acordo com a estratégia da empresa patrocinadora. A ideia aqui é estimular a adesão dos consumidores e aumentar o número de cápsulas entregues após o consumo”.

Reciclagem na palma da mão

A interface do sistema é bem simples. É preciso apenas ter um celular para acessá-la. Basta fazer o download do aplicativo CIM BANK, que já vem com o CIM MARKETPLACE integrado. Após depositar as cápsulas usadas na gaveta, o assistente virtual irá informar o resultado, cujo usuário poderá concordar ou não, e um QR Code surgirá na tela. No último passo, é só enquadrar o aparelho e concluir o processo. Depois que os pontos virtuais forem cadastrados no CIM MARKETPLACE, o cliente poderá trocá-los por uma série de produtos.

Existem inúmeras maneiras pelas quais os associados da ABIC podem participar do projeto. Seja como anunciante ou na locação mensal de coletores, o importante é contribuir com o comportamento que é tendência no agronegócio café. Marcel finaliza afirmando que vários empresários, de diversos municípios, já demonstraram interesse em implementar o ECOSSISTEMA ABIC – Recicle! É tudo de bom! como forma de educar a população sobre o descarte adequado das cápsulas.

Associado, procure o setor de projetos e participe também. Um futuro sustentável começa no agora!

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: