Em parceria com o Museu do Café, ABIC inaugura mais um ponto de coleta de cápsulas de café e multibebidas pós-consumo

A unidade foi instalada na sede do museu, que fica em Santos, no Dia Internacional da Reciclagem e já recolheu cerca de 500 cápsulas em pouco mais de dois meses

imagem mulher doando capsulas de cafe em recepiente no museu do cafe
Crédito: Museu do Café
12/08/2021
Publicado em

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em parceria com o Museu do Café, inaugurou mais um ponto de coleta de cápsulas de café e multibebidas pós-consumo. A unidade, localizada na sede do museu em Santos, foi inaugurada no dia 17 de maio, data em que é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem.

Em pouco mais de dois meses, o equipamento já recolheu cerca de 500 cápsulas, que serão destinadas para a Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista (Comares). A iniciativa é um exemplo de como a ABIC segue firme em seu compromisso de orientar corretamente a destinação adequada das embalagens e atender à Legislação em vigor, além de apoiar iniciativas sustentáveis que envolvam toda a cadeia produtiva do café. 

“O Museu do Café se tornou um ponto de coleta de cápsulas em 17 de maio de 2021, data em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem. Para a instituição, se tornou vital oferecer um posto seguro para o descarte desse material, que é cada vez mais comum no cotidiano das pessoas. Nossa intenção, com essa iniciativa, é garantir a tranquilidade do público com o repasse, sabendo que a embalagem (plástico e alumínio) e o resíduo orgânico serão tratados com o devido cuidado e terão a destinação correta”, afirma Alessandra Almeida, Diretora Executiva do Museu do Café.

Alessandra está bem feliz em poder contar com o apoio da ABIC, uma parceria de longa data, e diz que é muito gratificante ver uma adesão tão expressiva por parte dos moradores da cidade, principalmente em saber que o museu colabora com a sustentabilidade na região.

Segundo Paula Tavares, Consultora em Sustentabilidade da ABIC, “É muito bom saber que a aula on-line com o tema Cápsulas: Recicle! É tudo de bom!, realizada pela ABIC em parceria com o Museu do Café, no Dia da Reciclagem, inspirou a instalação do Coletor de Cápsulas. Mais importante ainda é seguir com conexões e parcerias para multiplicar iniciativas como essa em todo o Brasil, buscando conscientizar o consumidor sobre a destinação correta das cápsulas de café e multibebidas”.

Iniciativas em prol da sustentabilidade

Em maio deste ano, a ABIC inaugurou, no Villa Container, um centro comercial localizado em Vinhedo, interior de São Paulo, a primeira unidade do ECOSSISTEMA ABIC – Recicle! É tudo de bom!, que possibilita a separação e a destinação ambientalmente correta dos materiais recicláveis e orgânicos das cápsulas de café e multibebidas. 

O projeto, uma iniciativa inédita no mundo para cápsulas multimarcas, é uma parceria da ABIC com a empresa Cognitivos Inteligência de Mercado (CIM) e busca reduzir os custos da logística reversa, permitindo que associados de pequeno e médio porte participem do movimento em busca da Economia Circular. 

Acesse o Jornal do Café e fique por dentro das principais notícias da ABIC!

Redação: Usina da Comunicação      

Compartilhar: