Exposição de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços

Um dos momentos mais aguardado do Encafé é a inauguração da exposição de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços. Ricardo Silveira, com o secretário Bonfim, conselheiros e convidados descerram a fita de abertura

25-Encafé-1
13/01/2019
Publicado em

NOVAS TECNOLOGIAS E SERVIÇOS PARA AS INDÚSTRIAS DE CAFÉ

Tradicional ponto de encontro do Encafé, a ‘Exposição de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços’ contou com a participação de 21 empresas que apresentaram suas novidades para a modernização das indústrias. Técnicos e consultores estiveram à disposição dos industriais e seus colaboradores, apresentando suas propostas, esclarecendo dúvidas e mostrando como cada torrefadora poderia melhorar seus negócios. Veja a seguir um resumo do que foi esta grande mostra.

Expositor Diamante

Embalagens Flexíveis Diadema
Há mais de 15 anos participando do Encafé, a Diadema apresentou no seu estande exemplos de possibilidades de materiais disponíveis para atender tanto os efeitos visuais quanto a produtividade nas linhas de envase: cores, efeitos fosco-brilhante, novos formatos, facilidade de abertura e praticidade. Outro exemplo foi o lançamento do top-seal: a tampa laminada para cápsulas. “Soma-se a isso o chamado custo em uso: que alia produtividade a custo competitivo. Seguindo uma trajetória de crescimento sustentável, 2017 está se encerrando como terceiro ano consecutivo de aumento em nossa participação de mercado. Em anos de crise política e econômica, enxergamos oportunidades e com um time de profissionais de primeira linha, buscando sempre melhorias contínuas, estamos preparados para enfrentar e vencer todos os novos desafios que virão. Falando nisso, acreditamos que este ciclo de crise e estagnação já se encerrou e aquelas empresas que melhor se prepararam sairão desse momento mais fortalecidas. Somos uma delas e nossos clientes poderão contar com nosso dinamismo, competência técnica e inovação constante”, afirmou Adão Parra, diretor comercial e de suprimentos, complementando que mantém um olhar otimista para o futuro.

Cia. Lilla de Máquinas Indústria e Comércio
A Lilla participou do evento anunciando um grande motivo para comemorar em 2018: a empresa completará 100 anos de história, com bagagem repleta de experiência no mercado de máquinas de torrefação. A celebração já teve início, com a instalação da primeira unidade do Millennium, torrador que oferece uma economia de 15% de combustível em relação ao modelo anterior da marca, sem abrir mão da qualidade de torra – já que salienta as melhores propriedades do café. O modelo promove a torra por meio de câmeras, resultando em uma produção maior com consumo reduzido de energia. “Esta máquina reduz o custo por quilo de café, contribuindo para o aumento do lucro do produto final”, explicou Lucas da Costa, gerente de vendas.

Probat Leogap
A Probat Leogap, empresa voltada à fabricação de equipamentos e desenvolvimento de tecnologias para a torrefação e moagem de café, sediada em Curitiba (PR) seguiu sua tradição ao participar do Encafé, como tem feito em todas as edições do evento. Aproveitou o momento para comemorar a melhora do mercado em 2017 em comparação a 2016. “Neste ano, sentimos uma leve recuperação e acreditamos em um 2018 ainda melhor – principalmente para o segmento de cafés especiais, que só tem a crescer e é um movimento de qualidade sem volta”, disse Paulo Kleinke, diretor geral da companhia, anunciando ainda que, neste ano, apresentarão ao mercado novas soluções inovadoras.

Sulprint Embalagens
Já na sua quinta participação no Encafé, a Sulprint Embalagens apresentou um novo serviço: a criação de arte para flexografia. A empresa agora oferece redesign e criação de marcas para seus clientes, e aproveitou o evento para apresentar o case do Café Tuiu, que recentemente, após uma equipe de designers estudar a marca, ganhou um trabalho de atualização da imagem do produto. “Com a oferta deste serviço, agregamos ainda mais valor à embalagem dos nossos clientes, que extraem o melhor da flexografia”, explicou Helena Binz, gerente de marketing da Sulprint. A gerente aproveitou a oportunidade para fazer um balanço de 2017. “Foi um ano que superou as nossas expectativas. Por meio do nosso trabalho, conseguimos mostrar que a flexografia também é para o café, quebramos paradigmas e conquistamos a confiança dos nossos clientes, cumprindo prazo e oferecendo produtos de qualidade. Com isso, fidelizamos nossa carteira e pudemos aumentar nossas vendas”, comentou se mostrando positiva com relação à 2018, ano em que apresentarão mais novidades ao mercado. É esperar para ver!

Opem Brasil
Celebrando um ano da inauguração da sua primeira unidade no país, a fabricante italiana de máquinas de envase participou do Encafé comemorando sucesso de vendas em 2017, possibilitado graças à visibilidade e proximidade aos clientes. “Fortalecemos os laços com nossos parceiros e festejamos este novo momento com uma nova identidade visual da marca, participando com um grande estande no Encafé”, disse Marcelo Provetti, diretor da OPEM Brasil, que aproveitou para destacar o serviço de encapsulamento ofertado. “Uma ótima opção para as empresas que querem experimentar o mercado de cápsulas, testando a receptividade do mercado antes de investir em uma de nossas máquinas”, complementou. Para 2018, a empresa espera um crescimento de 10 a 15%, impulsionada pela melhora da economia do país e do mercado do café.

Sebrae
O estande do Sebrae animou os participantes do Encafé deste ano com uma brincadeira de apostas com prova cega de cafés brasileiros. Com dez tipos de café de regiões de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Bahia, o barista preparava a cada hora um grão diferente. Os participantes acompanhavam a descrição de cada tipo em um tablet que, de maneira interativa, apresentava um trem que passeava em uma maquete com paradas em cada localidade – com explicações técnicas e sensoriais. Após a prova e ensinamentos, o participante fazia sua aposta sobre qual grão de café havia provado e, caso acertasse, ganhava uma caneca especial. A brincadeira foi um sucesso!

Expositor Ouro

TME
Empresa italiana especializada em máquinas para empacotamento, a TME apresentou suas soluções para o mercado do café: desde equipamentos para embalagens à vácuo, grãos ou cápsulas. “Tivemos um bom ano, e acreditamos que 2018 há de ser ainda melhor. Apesar de termos uma boa aceitação da nossa máquina à vácuo, apostamos no aumento das vendas dos equipamentos que atendam o mercado de cápsulas, que as projeções apontam que só tem a crescer. Ainda assim, enxergamos o potencial da indústria e a renovação dos parques fabris, e oferecemos máquinas para isso”, comentou o representante TME no Brasil, Edson Nogueira Marinacci.

Expositor Prata

Converplast
Mais uma vez no Encafé, a Converplast cumpriu a tradição de encontrar seus principais clientes e apresentar seu trabalho aos visitantes. A empresa aproveitou o evento para relembrar a importância da embalagem para o produto. “A embalagem é o melhor investimento de marketing que uma empresa pode fazer e nós nos destacamos oferecendo itens de qualidade, notáveis nos pequenos detalhes que não passam despercebidos ao olhar atento do consumidor”, disse o diretor Eduardo Belleza. Há mais de 30 anos no mercado de embalagens flexíveis, a Converplast atende grandes clientes dos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal e farmácia, mas continua ampliando sua presença no segmento de café.

ICMELC
Cumprindo a tradição de sempre participar do Encafé, a ICMELC, uma das líderes em moinho de rolo, aproveitou o evento para reforçar a qualidade de seus produtos. “Participar do Encafé nos permite reencontrar clientes, que testemunham sobre nossos moinhos, que seguem em suas empresas já há três gerações – o que comprova nossa solidez no mercado do café”, disse o representante de vendas da companhia, Varlei de Oliveira, que comentou ainda que sente a recuperação do setor. “Sentimos que em 2017 tivemos uma melhora na economia do país, e acreditamos que 2018 tem tudo para ser ainda melhor”.

Bosch
Repetindo a participação no Encafé, a alemã Bosch focou sua apresentação na parte institucional da empresa – sem deixar de destacar seu novo equipamento: uma empacotadora vertical que permite a aplicação de válvula desgaseificadora, toda feita no Brasil. “Este equipamento aceita diferentes tipos de embalagem, focado em produtos de alta qualidade, seguindo a tendência dos atuais pacotes de café que vemos no mercado”, explicou Leandro Lelis, gerente de vendas. A empresa oferece equipamentos e soluções em embalagens há mais de 100 anos para grandes indústrias alimentícias, e conta com planta industrial em Alphaville, São Paulo.

CeCafé
Tradicional parceiro da ABIC na realização do Encafé, o CeCafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil participa institucionalmente do evento. Fundado em 1999, a entidade representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. O CeCafé oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente, possui 139 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 95% dos agentes desse mercado no país.

Goglio do Brasil
A Goglio do Brasil apresentou uma novidade neste Encafé: as embalagens e válvulas compostáveis que chegam ao mercado brasileiro. Já em alta na Europa, principalmente para cafés especiais e orgânicos, elas são impressas com tintas à base de água. “São produtos que atendem uma demanda de um nicho de mercado muito exigente, que se preocupa com o meio ambiente e os impactos que suas escolhas têm no mundo. Estas embalagens podem ser enterradas no quintal que após um período desaparecerão sem afetar em nada a natureza. Este é um caminho sem volta e um nicho que só tem a crescer”, explicou o diretor comercial da Goglio do Brasil, Guglielmo Zizzi.

Arati Suprimentos Especiais
Fabricante nacional de válvulas aromáticas, a Arati participou pela quarta vez do Encafé com vistas a estreitar ainda os laços com o segmento. Paulo César Braga, diretor técnico e um dos sócios da empresa, comemorava o ano de 2017. “Neste ano que se encerrou, mudamos para um prédio maior, que acomoda melhor nossa produção – já que dobramos nossa equipe e parque fabril para atender a demanda que tivemos.” Ele credita o ano positivo aos seus produtos, feitos especialmente para o mercado do café, por uma família de profissionais do café. “Nasci em uma torrefadora e, por isso, pensamos em soluções que atendam a realidade deste segmento”. A Arati utiliza material 100% virgem para produção de suas válvulas, com total reaproveitamento dos itens utilizados em seu processo produtivo.

Perfor
A Perfor repetiu a dose e participou, mais uma vez, do Encafé. “Após o sucesso da última edição, fizemos questão de marcar presença e estreitar os laços com o mercado do café”, afirmou o diretor Edson de Oliveira Lima. A empresa catarinense oferece equipamentos de pesagem com tecnologia de alta precisão, assim como detectores de metais e inspeção raio-X, que, com a nova portaria da Anvisa de 2014, devem ser utilizados para a checagem final do café e verificação de resíduos. Estes últimos foram sucesso de busca após serem apresentados no Encafé 2016. “Ainda assim, destaco a relevância do nosso equipamento de pesagem, ideal para as empresas manterem um controle rigoroso de suas embalagens. Muitas notaram na prática a diferença que alguns gramas por embalagem fazem ao final de um mês”, comentou Edson.

Optima
A alemã Optima, há mais de 20 anos no Brasil, esteve presente mais uma vez no Encafé apresentando o conceito de cápsulas de café just-in-time, um novo “kit de início rápido” para quem quer entrar neste nicho de mercado. A nova dosadora rotativa para cápsulas OPTIMA CFR é compacta, eficiente e flexível. A máquina, pré-configurada para cápsulas compatíveis, pode ser adquirida com o novo “kit de início rápido”. “Suas vantagens são uma máquina disponível em curto prazo com início imediato de produção e alto nível de produtividade, resultando em uma pronta disponibilidade de produtos no ponto de venda”, explicou o supervisor de vendas Michael Siebmann.

Kiefel Technologies
Pela primeira vez como expositora no Encafé, a Kiefel Technologies, empresa alemã especialista em termoformagem, presente no Brasil desde 2008, esteve na última edição do evento como participante. Desta vez, pode receber os industriais em seu estande para conhecer melhor o mercado do café brasileiro. “Aqui no Brasil atendemos clientes de vários setores, mas queremos oferecer nossas soluções para a indústria do café por entendermos a potencialidade deste mercado”, explicou Patrick Claassens, diretor.

Rychiger
Estreando no Encafé, a suíça Rychiger trouxe consigo a tradição de quase 100 anos. A empresa, que atua em quatro áreas, tem como atuação a oferta de máquinas de envase para café e chá, oferecendo equipamentos para a Nestlé, fornecedora exclusiva da Dolce Gusto e pioneira na Nespresso. Iniciou no mercado de cápsulas nos anos 1980 e de lá para cá suas máquinas ganharam o mundo. “Apesar de fabricadas na Suíça, 90% delas são exportadas para todo o mundo e queremos agora conquistar o Brasil”, afirmou Urs Moser, gerente de vendas. A empresa está presente no Brasil há mais de cinco anos, com distribuição exclusiva da MCPack, com escritório central em São Paulo e atendendo todo o país. “Contamos com uma equipe de assistência técnica treinada em nossa matriz, pronta para atender eventuais demandas”, explicou o gerente.

IMA Gima
Repetindo a participação no Encafé, a italiana IMA, desde 2008 atuando no mercado alimentício no Brasil, apresentou suas opções de máquinas de envase para cápsulas – agora também com opções com tecnologia análoga, de menor velocidade. “Com essa novidade na nossa carteira, que também trabalha com três tipos de cápsula, oferecemos soluções para indústrias de todos os portes e perfis”, informou Marco Aurélio dos Santos, da SD Representações, representante oficial da IMA no Brasil.

Metalplan
Há 35 anos no mercado, a Metalplan participou pela primeira vez do Encafé apostando na sua injetora de nitrogênio para a indústria do café. “Apesar de sermos uma empresa tradicional para muitos segmentos, como indústria química e mecânica, estamos apostando agora na indústria do café, que pode utilizar nossos equipamentos para manter a qualidade do seu produto final”, afirmou Fabio Dorotheu, gerente de vendas. Com baixa manutenção, a usina geradora de nitrogênio on site capta, comprime e trata o ar atmosférico, por meio de compressores, filtros e secadores adequados, conduzindo o gás para uma peneira molecular capaz de separar as moléculas de oxigênio das de nitrogênio – que pode então ser aplicado nas embalagens de café, triplicando a validade do produto final, como feito pela La Santé na produção de seu café gourmet.

King of Coffee Blenders
A KC é sinônimo de inovação e tecnologia no desenvolvimento de cápsulas e embalagens para o mercado do café. E como parte do grupo Brasil Espresso, é também uma das primeiras capacitadas para prover soluções para cada etapa do processo produtivo, do plantio à xícara, oferecendo serviços sob medida: desde encapsulamento, à torra, compra do grão verde e desenvolvimento de blend – quem escolhe é o cliente. “Participamos do Encafé em 2015 e retornamos agora apresentando o dobro da capacidade produtiva: até 3 milhões de unidades/mês, além de soluções inovadoras para cada tipo de negócio”, explicou Istael Pereira, gerente de produção.

Sacmi do Brasil
Estreando no Encafé, a Sacmi do Brasil é uma subsidiária do Grupo Sacmi, da Itália. O Grupo produz e instala máquinas e equipamentos para os mais variados segmentos: Cerâmicos, de Bebidas e Embalagens, de Processamento de Alimentos, de Sistemas de Inspeção e de Plásticos, se distinguindo no mercado mundial pela confiabilidade de suas máquinas e equipamentos com a utilização de tecnologias de vanguarda. A Sacmi do Brasil, com sede em Mogi Mirim (SP), produz para o mercado nacional, oferecendo também estoque de peças de reposição originais para vários segmentos de atuação do Grupo Sacmi, além de prestar assistência técnica especializada, pronta para atender o Brasil todo. Para o mercado do café, a empresa oferece máquinas com soluções que vão desde produção de cápsulas de plástico, passando pelo envase e selamento, além de embalagens flexíveis protetoras e embalagem final do produto, que sai pronto para as prateleiras.

Apoio e Patrocínio

A realização do 25º Encafé contou com o importante apoio da ABICS – Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel e da Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. Contou ainda com o patrocínio da Pasticcino e da Coocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região, no serviço de café oferecido aos participantes.

Compartilhar: