Faturamento do setor atacadista distribuidor cresce 10,17% em junho

supermercado-pixabay-07-02-750x430
10/08/2020
Publicado em

Dado nominal referente à comparação com junho e 2019 reflete o bom momento do varejo de vizinhança

O setor atacadista e distribuidor apresentou bom desempenho no mês de junho, registrando crescimento nominal de 10,17% sobre junho de 2019. Ainda em termos nominais, a alta em relação a maio foi de 2,24%, enquanto o resultado acumulado de janeiro a junho, também positivo, chegou a 2,20%.

Já em termos reais, o crescimento registrado foi de 7,87% em relação a junho do ano passado e 1,98% na comparação com o mês de maio. No acumulado do ano, o resultado real é negativo de -0,77%. Os dados fazem parte da pesquisa mensal da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um grupo representativo de empresas.

Para o presidente de ABAD, Emerson Destro, “o varejo de vizinhança ganhou papel de destaque neste período de isolamento social, já que proporciona proximidade, conveniência e contribui para reduzir a circulação de pessoas, atendendo às diretrizes dos órgãos de saúde. Por isso, muitos dos pequenos e médios varejistas viram seu movimento aumentar, tendência que deve se manter”.

“De acordo com o estudo Consumer Insights 2020, realizado consultoria Kantar Brasil, desde o início da pandemia, o pequeno varejo de autosserviço teve acréscimo de 3,5% de penetração, o que representa mais de 2 milhões de lares comprando nesse canal”, afirma Destro.

Vale destacar que, em grande parte, o bom desempenho do pequeno e médio varejo de vizinhança é fruto da atuação do atacado distribuidor, que desde o início da pandemia, em parceria com a indústria, vem abastecendo os estabelecimentos de forma ininterrupta, garantindo a disponibilidade de produtos e repassando as ofertas que caibam no bolso do consumidor.

Em termos deflacionados, os resultados de junho também foram positivos, com exceção do acumulado do ano, com registro de leve queda (veja quadro abaixo).

Tabela

Faturamento – Período de análise: Junho – 2020NominalReal
MÊS X MÊS ANTERIOR+2,24%%+1,98%
MÊS X MESMO MÊS DO ANO ANTERIOR+10,17%+7,87%
ACUMULADO NO ANO*+2,20%-0,77%

*em relação ao mesmo período do ano anterior

Fonte: Banco de Dados ABAD/

Compartilhar: