Saiba como a ABIC realiza doação de café para instituições de Minas Gerais e de São Paulo

Doação Novo Céu
Emerson Teixeira, funcionário do Projeto Assistencial Novo Céu, recebe doações de café das marcas Qualitá, Dom Inácio, Corujas, Dom Fernando, Três Lagoas, Bom da Praça e Extra, oferecidas pela ABIC - Crédito: Divulgação: Novo Céu
06/05/2021
Publicado em

Associação distribui cerca de 170kg, beneficiando 6 mil pessoas

Tomar um café bem quentinho nas primeiras horas da manhã é uma tradição no Brasil e uma celebração familiar. No entanto, com a pandemia de Covid-19, parte considerável da população brasileira perdeu esta oportunidade, além de emprego e renda, passou a viver de doações como uma solução emergencial. Despertando assim, a iniciativa de doação de café.

Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) estimulou a distribuição de aproximadamente 170 kg de café para cinco entidades filantrópicas, em Minas Gerais e em São Paulo, beneficiando 6 mil pessoas.

A ideia apresentada pela ABIC, além de auxiliar a população, também evita o desperdício: a Associação realiza análises de qualidade e pureza para autorizar a certificação (Selo de Pureza) com as amostras recolhidas em supermercados e similares. Duas embalagens de cada marca monitorada vão para análise, devidamente lacradas e acondicionadas separadamente. 

O primeiro pacote é utilizado para as avaliações em laboratório credenciado e, se constatada alguma diferença em relação aos critérios da ABIC, a contraprova (segundo pacote) é aberta para análise. No entanto, se for atestada a pureza logo na primeira embalagem, a contraprova, por dedução, já possui os critérios estabelecidos para consumo e está pronta para doação. Desta forma, evita-se o descarte do produto, já adquirido pela ABIC.

Solidariedade e doação de café

As instituições de caridade beneficiadas foram o Movimento Viver São Paulo, localizado na capital paulista, o Sistema Divina Providência e o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, ambos em Belo Horizonte (MG), Projeto Assistencial Novo Céu, em Contagem (MG), e o Asilo São José, em Bom Despacho (MG).

“Agradeço à ABIC pela significativa contribuição de cafés que compõem a cesta básica das famílias em vulnerabilidade social atendidas pelo projeto Viver São Paulo atende. Desejo que essa parceria perdure por longas datas”, afirma Alexandre Henrique Freitas, gestor do movimento.

Jaqueline Alves Mori, nutricionista do Asilo São José, comenta sobre as doações incluídas na rotina de alimentação dos idosos: “A ABIC nos ajuda muito, principalmente, pois no asilo todos são apaixonados por café! Somos uma instituição filantrópica, dependemos muito do auxílio de empresas e do cuidado com o outro para sobreviver”. 

Dolores Bertila, superintendente do Sistema Divina Providência, concorda com Jaqueline na relevância das doações da ABIC. “Ter a Associação com uma das parceiras é muito gratificante e faz toda a diferença no nosso dia a dia”, ressalta. 

Gratidão e carinho são os sentimentos de Carlos Roberto Mirachi, Diretor Presidente Voluntário do Projeto Assistencial Novo Céu, pela iniciativa da ABIC. “A doação da ABIC nos dá mais ânimo e força, assim como, colabora muito para conseguirmos realizar nossa assistência diário junto aos nossos assistidos. Tenho enorme gratidão pelo olhar generoso, pelo carinho e pela disponibilidade com nossa casa e nossa causa”, declara. 

Por fim, Paulo Henrique Marques, Analista Institucional do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, fala sobre a importância da ação de doação da ABIC. “Receber doação de café de qualidade é muito mais do que pode parecer. Nossos funcionários são acolhidos, conseguem experimentar uma bebida boa enquanto socializam entre si e, claro, também recebem aquela energia extra “, comenta.

Conhece os projetos sociais da ABIC? Saiba mais sobre a campanha “Café faz o bem!”

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: