Saiba quais são os diferentes tipos de café consumidos no Brasil e no mundo

Não é somente em território nacional que a bebida faz sucesso entre os consumidores.

imagem de café sobre a mesa com paes e biscoitos
Crédito: Freepik
07/07/2021
Publicado em

Quando o assunto é café, o Brasil desponta como um dos países mais relevantes, resultado de uma forte ligação com a nossa história. Além de estarmos entre os maiores consumidores do mundo (atualmente, ocupamos o 140 lugar, com uma média de consumo anual de 5,8 quilos per capita), somos os maiores produtores e exportadores do grão no planeta. É uma reputação de respeito! 

Já no dia a dia, é ele que esquenta as nossas manhãs e nos fornece a energia necessária para enfrentar um cotidiano agitado e cheio de responsabilidades, com um blend de saúde e sabor. Confira algumas formas de consumir a bebida.

Puro

Coado – É a forma mais comum e tradicional de servir café no Brasil. Ele é preparado em coador de pano ou de papel e obtém-se uma bebida de sabor suave que demora em geral de 4 a 8 minutos.

Espresso Esse método é para quem gosta de textura e de explosão de sabores, pois o espresso é a lente de aumento do café, tudo que ele tem de bom e de ruim vai se potencializar. O modo de extração expresso é feito por pressão e em pouco tempo, de 20 a 30 segundos, o que resulta em uma bebida mais encorpada e com  presença de “crema”  na xícara que preserva o aroma da  bebida

Turco – se caracteriza por ser uma bebida espessa, resultado da infusão de grãos moídos a nível extra-fino – é chamado café pulverizado. A grande diferença é que a água é fervida com o café, que, por sua vez, não é filtrado. O resultado disso tudo é um sabor e corpo intenso. Para prepará-lo, é necessário ter um cezve (ou ibrik, nome grego), trata-se de uma panelinha de latão ou cobre com cabo comprido. 

Com leite

Pingado – Muitas pessoas imaginam que o café pingado é composto por uma dose de café pingado com leite, mas, é exatamente o contrário! Ele é feito com um copo inteiro de leite quente e apenas um pingo de café. Popularmente servido no copo americano, esse café é o sucesso das padarias!

Café com leite – Um dos mais famosos! A mistura é feita com 80% de leite e 20% de café. Trata-se do café filtrado adicionado ao leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.

CappuccinoDe origem italiana, a bebida é preparada com um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Algumas pessoas utilizam o chocolate em pó no preparo do cappuccino, embora ele não faça parte da receita original.

Café latte – Indicado para os amantes de uma bebida mais pastosa. É uma variação do cappuccino, só que mais densa e encorpada. Em alguns lugares, é comum servir o café latte com desenhos sobre a espuma vaporizada.

Macchiato –  Ao contrário do café Latte, no macchiato o café espresso é adicionado por último. O preparo da bebida é feito com 100 ml de leite vaporizado e 50 ml de café espresso.

Mochaconsiste na mistura de leite vaporizado (150ml) , espuma de leite e uma dose de expresso (50ml), com calda de chocolate no fundo do copo ou xícara e adicionado . cobertura de com chantilly ou marshmallow, pulverizados com pó de chocolate ou canela.

Café pelo mundo

Crédito: Freepik

Não é somente no Brasil que o café conquistou o paladar dos consumidores. Afinal, pelo mundo, há inúmeras variedades da bebida que encantam. Conheça algumas!

Café de olla: Comum no México, é preparado com café moído, canela em pau, cravo, casca de laranja e rapadura.

Kopi Joss: Originária da ilha de Java, na Indonésia, a receita é preparada com carvão vegetal (que neutraliza a acidez da bebida) quente e flamejante. O carvão é adicionado à xícara com água quente, junto com o café e o açúcar.

Café marroquino: Para realizar o preparo, é necessário acrescentar grãos de pimenta preta à bebida. Algumas receitas também utilizam canela, noz-moscada, cardamomo, cravo, gengibre e outros ingredientes típicos da região para realçar o sabor da bebida.

Cà phê trứng: Também conhecido como café com ovo, essa receita é comum no Vietnã. Ela é batida no liquidificador com ovos (que substitui o leite), queijo, leite condensado e açúcar.

Ficou com água na boca? Acesse o link e mergulhe nesse universo!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: