Você já tomou o chá da casca de café?

download
16/07/2020
Publicado em

👉🏼 Na verdade se trata da infusão da cascas desidratadas. Uma bebida naturalmente doce que pode parecer inusitada, mas é uma verdadeira iguaria.

🤓 Apesar de estar ganhando popularidade nas cafeterias e entre os “coffee lovers” mais antenados, o uso da infusão não é uma novidade. Na Etiópia, região conhecida como o berço do café, a cáscara é bastante popular.

🔎 A Embrapa Rondônia iniciou os trabalhos preliminares para as análises químicas dos componentes das cáscaras de Robustas Amazônicos. Está em busca de parcerias, como a realizada com produtores e com a barista, degustadora e especialista em avaliação sensorial de cafés Eliana Relvas, para definir os melhores métodos de extração e preparo dos chás finos das cáscaras de Robustas Amazônicos. Estas infusões podem ser tão ricas em atributos organolépticos quanto a bebida de café original.

➡️ A cáscara do café é rica em nutrientes e substâncias antioxidantes. E, em sua infusão, possui um menor teor de cafeína, quando comparado ao tradicional cafezinho.

😉 Mas, não se engane! A infusão das cascas do café em nada lembra a bebida extraída dos grãos torrados e moídos. Pode ser uma maneira nova de degustar por completo o fruto de café cereja.

👉🏼🌳 Além de tudo, a bebida das cáscaras de Robustas Amazônicos Finos pode ser considerada sustentável. Pois, dá um destino nobre a um subproduto que volta para as lavouras como composto orgânico. Assim como acontece na produção de grãos de cafés especiais, na produção das cáscaras é necessária atenção aos processamentos de pós-colheita e seleção dos frutos maduros provenientes de lavouras sustentáveis.

#embrapa #robustasamazonicos #robustaamazonico

Fonte: Robusta Amazônico

Compartilhar: