18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café - Origens do Brasil - Safra 2021 está com inscrições abertas

O evento tem como objetivo incentivar a produção de cafés de alta qualidade e estimular melhores práticas agrícolas

arte gráfica do 18 concurso da qualidade do café abic
02/07/2021
Publicado em

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) abriu as inscrições para o 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2021, cujo objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, estimular as melhores práticas agrícolas, a sustentabilidade e, ainda, promover as regiões produtoras de café no Brasil, agregar valor ao produto e divulgar a diversidade de sabores e aromas da cafeicultura nacional junto aos consumidores, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.

Para participar, o produtor deverá ler todo o regulamento com atenção e preencher a ficha de inscrição. Ambos estarão disponíveis no site da ABIC a partir de julho. Cada propriedade poderá registrar apenas uma amostra do microlote representativo dos cafés da região, indicando a espécie, Coffea arábica e/ou Coffea canephora (conilon/robusta), e a forma de preparo (natural ou cereja descascado).

A Comissão Coordenadora do Concurso estipulou que o prazo final para a entrega de toda a documentação necessária, bem como as amostras selecionadas, será até o dia 03 de setembro de 2021.

Após serem recebidas, elas serão registradas, codificadas e apresentadas ao júri técnico para uma pré-seleção, onde serão classificadas quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, atividade de água, defeitos e à qualidade da bebida. Serão selecionadas para o concurso aquelas que cumprirem as características mínimas exigidas por espécie.

Entenda a avaliação

As amostras de café enviadas serão separadas de acordo com as espécies e avaliadas em prova cega, seguindo a metodologia do Programa de Qualidade do café – PQC. Posteriormente, será atribuída uma nota de Qualidade Global, conforme escala de pontuação de zero a dez pontos. O resultado contribuirá com peso de 90% na nota final

A pontuação mínima admissível para classificar os lotes para o leilão dos cafés premiados da ABIC é de 7.3 pontos na escala PQC. Caso não alcance a nota mínima, o café será desclassificado.

Já as propriedades, serão julgadas quanto ao nível de Sustentabilidade através da apresentação de certificados emitidos por organizações reconhecidas nacional ou internacionalmente. Ou, poderão responder um questionário, que estará disponível no site da ABIC a partir de agosto, fornecido pela Comissão Organizadora. O resultado dessa avaliação contará com peso de 10% na nota final.

O Júri Técnico será composto por especialistas em classificação de café e análise sensorial. Serão indicados, pela Comissão Coordenadora, membros dos laboratórios credenciados pela ABIC que compõem o PQC. A divulgação do resultado do concurso, com a relação dos produtores vencedores por região, será no dia 4 de outubro de 2021.

Leilão

Os microlotes vencedores serão ofertados num leilão on-line, a ser realizado no período de 5 a 7 de outubro de 2021, com as respectivas informações da região, produtor, espécie, notas finais e características sensoriais do lote.  

A ABIC divulgará o resultado através do seu site no dia 8 de outubro de 2021, quando serão anunciados os produtores vencedores que receberam o maior valor por saca, nas categorias Coffea arabica e Coffea canephora, e as empresas campeãs conforme os seguintes critérios:

Categoria Ouro arábica – Maior valor de aquisição por saca – Será considerado o maior valor pago por saca adquirida, de café da espécie Coffea arábica.

Categoria Ouro canéfora – Maior valor de aquisição por saca – Será considerado o maior valor pago por saca adquirida, de café da espécie Coffea canephora.

Categoria Diamante – Maior investimento em qualidade – será considerado o valor resultante do investimento total da empresa no leilão para aquisição de cafés de alta qualidade, calculado pelo produto do número de sacas adquiridas vezes o valor unitário oferecido.

A cerimônia de premiação, ainda sem data e local marcados, será realizada em novembro de 2021.

Confira o regulamento!

Acesse o link para mais informações sobre o café!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *