Saiba como o consumo regular de café melhora o rendimento esportivo e pode auxiliar no emagrecimento

imagem mulher e homem correndo
Credito: Freepik
28/06/2021
Publicado em

Não é novidade que o consumo regular de café oferece diversos benefícios à saúde. Em 2014, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Embrapa Café já haviam divulgado uma pesquisa que mostrava as vantagens da bebida para praticantes de exercícios físicos. Já em 2021, um novo estudo publicado, no Journal of the International Society of Sports Nutrition, pela Universidade de Granada (Espanha), não só comprovou as informações obtidas anteriormente, como mostrou que consumir apenas uma xícara de café forte entre 30 e 60 minutos antes da atividade já é o suficiente para sentir ganhos no organismo.

“O café pode ser consumido cerca de uma hora antes do treino para que tenha o seu pico de atuação durante a prática esportiva e proporcione a melhora no rendimento.  Mas, é importante frisar que não é recomendado o consumo logo após as refeições principais, pois pode atrapalhar que outros nutrientes sejam absorvidos pelo corpo.  O ideal é dar um intervalo de aproximadamente uma hora e meia entre a refeição e a bebida”, diz Isabelle Zanoni, nutricionista esportiva da Clínica Vitamine e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen).

Café é benéfico para diversas modalidades esportivas

A notícia é positiva para praticantes de diferentes modalidades que vão desde esporte coletivos aos individuais e até musculação. A cafeína atua diretamente no sistema nervoso central diminuindo a fadiga e adiando a percepção de esforço e cansaço pelo cérebro. 

“A cafeína promove a quebra da molécula de gordura no tecido adiposo e acelera sua queima durante o exercício”, explica Amauri Garcia, educador físico com especialização em Contrologia Corporal e Treinamento Integrado, da academia Bodytech.

Mas, nem todas as vantagens do cafezinho para o esporte vêm apenas da cafeína. Combinada com outros nutrientes presentes no alimento – como potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, compostos antioxidantes e ácidos clorogênicos – a substância proporciona um aumento no estado de alerta, que contribui para o fortalecimento dos músculos e a execução de exercícios de força. Portanto, os atletas conseguem aumentar suas cargas e executar um número maior de repetições.

Para quem curte um café de qualidade e, também, caminhada ou corrida, vale participar da ABIC Coffee Run. O evento é uma iniciativa que visa estimular a prática esportiva, o bem-estar e, também, divulgar os benefícios do consumo regular de café para a saúde humana, no desempenho esportivo e na prevenção de doenças.

Saiba mais sobre os benefícios do café para a saúde!

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: