Café do Porto encerra operações físicas após 25 anos na Padre Chagas

mq030620_cafe17-9071277
04/06/2020
Publicado em
Cafeteria ocupava charmosa garagem e calçada da Padre Chagas
Cafeteria ocupava charmosa garagem e calçada da Padre Chagas

FOTOS MARCO QUINTANA/JC

Pioneiro ao incentivar o culto ao café em Porto Alegre e a transformar a cafeteria em um tradicional ponto de encontro, o Café do Porto encerrou suas operações, após 25 anos de funcionamento. O anúncio oficial do fechamento da charmosa garagem localizada na Rua Padre Chagas, no coração do bairro Moinhos de Vento, ocorreu por meio de uma postagem publicada na página do Facebook do estabelecimento, na última segunda-feira (1).

No texto, em tom de despedida, a proprietária Cacaia Bestetti relembrou os primórdios do negócio, que começou tímido, em meio a prédios residenciais, e cresceu junto com a fama da rua, ajudando a transformar a Padre Chagas em ponto gastronômico, de lazer e de reunião dos porto-alegrenses e visitantes que chegavam à cidade. Inaugurada em julho de 1995, a cafeteria ajudou a mudar o perfil da região, que por anos foi sinônimo de bom gosto. Hoje, prejudicada pela crise gerada pela Covid-19 e pela mudança de perfil dos negócios e da clientela, a área sofre com o fechamento de inúmeros restaurantes, bares e pontos de comércio.”Inauguramos a tradição de sentar à mesa, na calçada da rua, e apreciar o prazer de um bom café”, lembra Cacaia, arquiteta de formação e um apaixonada por café.

A decisão de fechar a casa não foi fácil, mas consequência de diversos fatores e crises enfrentadas pelo setor gastronômico nos últimos anos, segundo ela. Além da crise econômica dos últimos meses de isolamento social, pesaram na decisão questões de segurança, os reflexos sentidos com as medidas que determinaram a Lei Seca na Capital e a dificuldade em pagar o aluguel do prédio, problema recorrente entre os estabelecimentos instalados na região. “Os aluguéis viraram estratosféricos na região e isso foi um motivo forte na decisão de fechar, fora o custo físico de manter nossos esforços nos últimos anos, em função da diminuição geral do movimento da Padre Chagas. Não fazia sentido pagar para trabalhar, principalmente em um País que parece querer empurrar o empreendedor para baixo”, desabafa a proprietária.

*Trecho do texto de Fernanda Crancio para o Jornal do Comércio do RS. Leia na íntegra em https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2020/06/741901-cafe-do-porto-encerra-operacoes-fisicas-apos-25-anos-na-padre-chagas.html

Compartilhar: