Café e história: 4 locais históricos para tomar café no Rio de Janeiro

Fuja um pouco da rotina e tome café em locais históricos

locais históricos
Crédito: AdobeStock
24/06/2022
Publicado em

Tomar café é parte do cotidiano de muitos brasileiros, afinal, a bebida só perde para a água em números de consumo no país.

Mas, um bom café também pode ser motivo para quebrar a rotina e buscar novas experiências. Para isso, o Jornal do Café montou um guia turístico com quatro locais históricos no Rio de Janeiro para se visitar e apreciar um café com qualidade.

A relação entre o café e os locais históricos

O Estado do Rio de Janeiro é repleto de pontos turísticos e isso não é novidade para ninguém. Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que alguns desses locais históricos também são espaços onde é possível tomar um bom café. A Confeitaria Colombo, por exemplo, tem relação com os imigrantes portugueses. Enquanto o Café 18 do Forte foi construído no Forte de Copacabana, símbolo histórico do nosso país. Confira a seguir alguns desses locais: 

Confeitaria Colombo

Localizada na rua Gonçalves Dias, no Rio de Janeiro, a Confeitaria Colombo foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão. É patrimônio cultural e artístico da cidade.

Sua arquitetura preserva os aspectos da Belle Époque, movimento cultural vigente na época de sua inauguração. Entre 1912 e 1918, os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos de Antuérpia, emoldurados por frisos talhados em madeira de jacarandá. 

Confeitaria colombo locais históricos no Rio
Confeitaria Colombo – Crédito: Divulgação/Confeitaria Colombo

Ao longo da sua história, o estabelecimento foi frequentado por figuras como Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Lima Barreto, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre muitos outros. Em 2019, foi eleita pelo U City Guides, site de turismo internacional, como uma das 10 cafeterias mais bonitas do mundo.

Casa Cavé

A mais antiga confeitaria do Centro do Rio de Janeiro, a Casa Cavé foi inaugurada em 1860 por Charles Auguste Cavé, francês que ficou à frente do negócio até 1922. O estabelecimento fica na rua Sete de Setembro.

O local possui arquitetura marcante, com influências de vários países: lustres, vitrais e vidros em geral vieram da França; as cadeiras e as mesas possuem origem espanhola; e as luminárias são brasileiras.

Casa Cavé – Crédito: Wikimedia Commons

Assim como a confeitaria Colombo, a Casa Cavé possui um elenco histórico de clientes, com relatos apontando que Dom Pedro II, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac, Tarsila do Amaral e Nelson Rodrigues eram consumidores recorrentes do local.

[Vale do Café: três motivos para visitar]

Forte de Copacabana

Caso queira tomar café da manhã com uma vista tipicamente carioca, o Forte de Copacabana é o lugar certo. Entre os anos de 1914 e 1987, o espaço funcionou tal qual seu nome sugere, com total função militar. Inclusive, ele fez parte da História do Brasil em alguns momentos importantes, como durante a Revolta dos 18 do Forte, que posteriormente foi um dos marcos para a Revolução de 1930.

Café 18 do Forte – Crédito: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana

Hoje, além de um museu, com exposições de objetos e documentos da história do nosso país, o local também abriga o Café 18 do Forte, em referência ao evento histórico. O estabelecimento possui vista panorâmica para orla das praias de Copacabana e Leme. Os clientes podem desfrutar de uma refeição admirando um dos mais famosos cartões postais do mundo.

Parque Lage

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e paisagístico, o Parque Lage, no Jardim Botânico foi um engenho de açúcar durante o Brasil colonial.

Parque Lage – Crédito: Unsplash

Além de apreciar a natureza do local, com cavernas e aquários, os visitantes tem acesso ao Plage Café, dentro do prédio principal do parque, que oferece um café da manhã completo. O estabelecimento fica ao lado da famosa piscina, onde é possível tirar belas fotos. Mas, chegue cedo: o espaço também é famoso pelas filas de espera, tanto para fotografar, quanto para comer.

Que tal tirar um final de semana para conhecer esses locais históricos e desfrutar de um bom café?

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: