Como o café pode ser utilizado na gastronomia?

Além do café, grão possui diversos usos na cozinha

coffee
20/04/2022
Publicado em

O café é um alimento importante no Brasil. Com o consumo interno do produto sendo de, aproximadamente, 20 milhões de sacas por ano, o grão é extremamente relevante na nossa economia e, também, na rotina dos  brasileiros. Seu uso principal é como bebida (a segunda mais consumida do país, ficando atrás apenas da água), mas também tem papel na gastronomia, ainda pouco explorado. 

Sua utilização pode se expandir para os mais variados pratos. Na Itália, por exemplo, o grão virou base para molhos, como especiarias para dar sabor em recheios e até em pães. O segredo da sua utilização, além de caprichar na harmonização dos sabores, é saber controlar a sua acidez. Assim, o café pode trazer aromas diferenciados para o prato, resultando em uma receita refinada.

[Saiba como preparar três receitas salgadas com café!]

Como os sabores, em geral, são sutis, trabalhar com alta concentração é a melhor alternativa ao se fazer uma extração de café para uso numa receita. Mas, deve-se tomar cuidado, pois é fácil passar do ponto e prejudicar o prato. Em entrevista para o programa Conexão Café, da rádio Rádio Folha 96,7 FM, a chefe Gi Nacarato comentou sobre a complexidade do uso do café na cozinha: “Ele é muito diverso, tem que conhecer bem o grão que está usando. Você pode usar o café com praticamente tudo desde que  saiba muito bem o que você quer”, afirmou. 

Que tal uma receita para explorar as possibilidades do café?

Para que você também possa explorar mais do café para além da bebida, o Jornal do Café traz essa receita de farofa diferenciada. Você irá precisar de:

  • 200 gramas de carne seca
  • 1 xícara de café ou café solúvel adoçado
  • Farinha de mandioca até dá o ponto

Para preparar o acompanhamento, escalde a carne seca para retirar o excesso de sal.  Frite em cubos ou tiras. Retire do fogo e despeje o café já pronto, misture bem e acrescente aos poucos a farinha, que pode ser colocada a gosto. 

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: