Compostagem dá novo uso para borra de café

Prática da compostagem visa dar o destino sustentável para o resíduo

Compostagem - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik
06/05/2022
Publicado em

A sustentabilidade se tornou uma preocupação do consumidor. Além de buscar produtos com qualidade, ele também quer saber sobre as origens do item e, ainda, como dar o destino mais apropriado após o uso.

A borra de café, por exemplo, é um resíduo que pode ser reaproveitado de várias formas. Para  isso, o consumidor precisa adotar alguns hábitos que darão um destino mais sustentável, como a prática da compostagem: um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de frutas, verduras e fezes de animais herbívoros. (Fonte: UOL ECOA)

A prática é uma forma de reciclar o resíduo orgânico, um processo biológico de decomposição. O resultado é um composto orgânico que pode ser aplicado para melhorar a estrutura e a fertilidade do solo sem chance de contaminar o meio ambiente. Adriano Sgarbi, responsável pela operação de compostagem e minhocultura da Planta Feliz – um negócio de impacto socioambiental – explica que a borra de café é rica em nitrogênio e carbono, elementos essenciais para um solo saudável, mas é necessário ter cuidado com o seu uso:  “Não se deve utilizá-la diretamente no solo, a aplicação da borra após a compostagem  apresenta melhores resultados”, afirma.

[Como fazer o descarte correto de cápsulas de café]

O especialista chama a atenção: “Qualquer resíduo orgânico deve passar por um processo de sanitização, com temperatura, umidade e oxigenação controlada”. O material, seja a borra de café ou outro resto orgânico, atinge essa condição por meio da compostagem, responsável por estabilizar a matéria-prima”, explica.

Iniciativas de compostagem pelo Brasil

A compostagem é uma indústria emergente ainda pouco explorada pelos brasileiros, criada com o intuito de solucionar os problemas com a contaminação do solo e que pode auxiliar na redução do volume de resíduo orgânico produzido pela sociedade. Atualmente, funcionam mais de 80 iniciativas espalhadas pelo país com pontos de coleta consciente dos resíduos orgânicos, conforme dados do mapa dos Composteiros do Brasil.

Caso queira encontrar um ponto de compostagem mais próximo de você, basta acessar esse mapa.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação        Colaboração: Paula Tavares

Compartilhar: