Coronavírus se torna desafio durante a colheita do café

sebraecafedocerrado
04/06/2020
Publicado em

Além do risco de contaminação, produtor deve ficar atento às chuvas no mês de junho

Após vários meses de trabalho em campo, chegou a época dos cafeicultores colherem a safra de café 2020. No entanto, este ano, os produtores estão enfrentando um novo desafio: a prevenção de seus colaboradores contra o novo coronavírus.

Hoje, no Brasil, a maioria dos agricultores realiza a derriça manual, o que gera grande aglomeração de pessoas. Mesmo nas propriedades que já contam com mecanização, a mão de obra de trabalhadores ainda é necessária.

As principais entidades ligadas à agricultura dos estados produtores de café têm produzido manuais para auxiliar os cafeicultores em boas práticas para uma colheita mais segura, além de dar as devidas recomendações para evitar a contaminação e disseminação do vírus.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa da safra de café arábica e robusta no Brasil este ano deve variar entre 57,1 e 62 milhões de sacas – o que representa um aumento de 25,8% em comparação ao volume colhido na temporada passada.

Colheita de qualidade

No Sudeste, principal Região cafeicultora do país, o clima em junho poderá impactar negativamente a colheita e secagem dos grãos. A expectativa é de que a passagem frequente de frentes frias provoque chuva ligeiramente acima do esperado na maioria das áreas. Além disso, a ocorrência de geada nos pontos mais altos pode atingir os cafezais.

Durante a colheita do café, tanto manual quanto mecanizada, é comum ocorrerem perdas de frutos na operação de derriça do grão. Com a deposição dos frutos nas ruas dos cafezais, mesmo com a operação de varrição, algum volume permanece no solo – esse material é perfeito para a ação de microrganismos, que futuramente poderão prejudicar a qualidade das plantas.

*Trecho de matéria publicada no Portal Terra. Leia na íntegra em https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/coronavirus-se-torna-desafio-durante-a-colheita-do-cafe,4882291bc3f4c5841af835a4a021f9c5vpjujoe4.html

Compartilhar: