Cuidados importantes no preparo do café

Além de escolher um produto de qualidade existem alguns segredos para extrair o máximo de aroma e sabor do café e obter um resultado ainda mais delicioso

Cuidados importantes no preparo do café
Crédito: Freepik
19/07/2021
Publicado em

Embora fazer café seja um hábito bastante difundido no Brasil e no mundo, muitas pessoas o preparam de maneira errada ou sem alguns cuidados necessários. Além de escolher um produto de qualidade, certificado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), é necessário que o consumidor se atente a algumas dicas importantes que irão evitar que a bebida sofra alterações de sabor ou de consistência

Escolha do Café

O melhor café é aquele que a pessoa mais gosta e existem cafés para todos os gostos e bolsos, entretanto é importante ficar atento na hora da escolha. Verifique as informações do rótulo, como data de fabricação, para verificar o frescor e se possível opte por uma marca que conte com a certificação da ABIC, isso garante a procedência do café e assegura a pureza e qualidade do produto. Esse certificado pode ser conferido na embalagem ou pelo aplicativo Abicafé.

Qualidade e temperatura da água

Pouca gente sabe, mas você não pode usar qualquer água para preparar o café. Não se deve utilizar água da torneira, mesmo que ela seja fervida e potável, pois  possui uma grande quantidade de cloro e pode conter impurezas e modifica bastante o sabor do café. O ideal é utilizar água filtrada ou mineral e na temperatura certa, ou seja entre 92º e 96º C. 

Isso garante que todas as substâncias de aroma e sabor passe para a bebida. Uma água “fria” não permitiria a extração de alguns compostos, resultando numa bebida desequilibrada e uma água fervendo estará queimando seu pó de café, que sofre alterações de sabor e qualidade. A sugestão é retirar a água do fogo assim que as primeiras bolhas começarem a aparecer. 

Moagem

A moagem deve ser adequada ao método de preparo e no caso do café coado é recomendada uma moagem média. É importante ter em mente que as moagens influenciam bastante no sabor do produto final. Um pó muito fino demora a coar e aumenta o tempo de contato da água com o pó, podendo extrair mais compostos além do risco do pó passar pelo filtro e aparecer na xícara; com o pó muito grosso a água passa rápido demais, e pode deixar de extrair substâncias importantes para compor o sabor da bebida.

Infusão e proporção da água e do pó

Para ter uma boa consistência da bebida é importante usar medida. Usualmente se utiliza 80 a 100 gramas de café, o que equivale a 5 ou 6 colheres de sopa, para cada litro de água, entretanto a medida correta deve ser experimentada até encontrar aquela que melhor atenda ao seu paladar.

Calcule a quantidade de pessoas que vão degustar com você, isso ajuda a evitar desperdícios. O ideal é consumir o café até 30 minutos depois de coado. Mesmo que ele seja adicionado em garrafa térmica, depois de uma hora o café perde todo o sabor e aroma. Nada melhor do que um café fresco e preparado na hora!

Não adicione açúcar

Muitas pessoas, por costume, adicionam açúcar na água ou até no pó, o que não é indicado, pois adoçando, vai interferir no verdadeiro sabor café. Caso vá adoçar a bebida, o faça no exato momento em que for bebê-la. Mas, permita-se tomar um café de qualidade sem adocicá-lo. Eduque o seu paladar e perceba com maior fidelidade as sensações do grão.

Não utilize a borra do café

O pó usado anteriormente, conhecido como borra, não deve ser utilizado uma segunda vez. Jogue fora! 

Lavagem dos utensílios

Outra dica é usar apenas detergente neutro para lavar os utensílios que envolvem a preparação da bebida, como chaleira, jarra de vidro, bule, porta-filtro, garrafa térmica, canecas e xícaras. Tal cuidado é essencial, pois o grão absorve com facilidade odores e/ou perfumes. 

Em dias frios, escalde as xícaras, os copos e o bule com água fervente antes de servir e passar o café. Repita esse procedimento com a garrafa térmica que será utilizada para guardar a sobra.

Agora que você já sabe dessas dicas, o que está esperando para preparar um café bem quentinho e saboroso? 

O vasto universo do café está a um clique de distância. Venha conferir!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *