Inovação e tecnologia: conheça as soluções digitais que a ABIC utiliza em prol do agronegócio café

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04/08/2020
Publicado em

Sempre se esforçando para auxiliar os seus associados, a Associação encontrou nos meios digitais formas de acelerar processos e contribuir com o desenvolvimento do setor

A tecnologia é uma importante aliada quando falamos em evolução social, seja para facilitar a comunicação, ampliar a informação ou automatizar e agilizar serviços. Atenta às constantes transformações, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) une a evolução dos serviços digitais ao seu compromisso em promover e incentivar o progresso do agronegócio café. Para isso, a instituição vem desenvolvendo ferramentas que auxiliam o trabalho dos seus associados e garantem qualidade e confiança para os consumidores.

Auditoria remota

Em consequência da grave crise global ocasionada pela pandemia da Covid-19, a Associação lançou a auditoria remota, adaptando o programa de forma rápida e eficiente à realidade atual, além de viabilizar financeiramente a continuidade dos serviços de verificação de conformidades. A inovação permitiu a integração de técnicos e colaboradores no ambiente virtual, ao mesmo tempo em que o controle sobre a etapa industrial fosse mantido.

Lançado em 2004 com o objetivo de garantir o padrão de qualidade para o consumidor, o Programa de Qualidade do Café é uma importante ferramenta de diferenciação e valorização do produto. Para garantir as boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, a ABIC faz uma avaliação sensorial dos itens produzidos pelas marcas associadas e uma auditoria externa, procedimentos essenciais para o fornecimento de alimentos do mais alto padrão.

Agilidade na emissão de certificados

Outra importante melhoria implementada foi a renovação digital dos Certificados dos seus Programas de Certificação, que contemplam Pureza, Qualidade, Sustentabilidade e Cápsula, agregando mais agilidade e confiabilidade ao processo. A partir do dia 1º de agosto, a emissão on-line desses documentos poderá ser realizada através da validação por QR Code. Essa nova ferramenta permitirá saber se a empresa e o produto estão autorizados ao uso dos Selos ABIC.

Para que a validação seja positiva, é necessário que a marca esteja em dia com suas obrigações financeiras, não tenha nenhum processo administrativo ou penalidade em curso e mantenha as informações solicitadas pela Associação atualizadas.

ABICAFÉ

O aplicativo ABICAFÉ, desenvolvido pela ABIC, permite que os usuários façam uma rápida consulta no momento da compra justamente para saber se o produto que eles pretendem adquirir é certificado e atende os padrões exigidos de pureza e qualidade. O ABICAFÉ já está disponível nas plataformas Android e IOS.

Através da tecnologia, será possível conhecer os programas de certificação da entidade, como Pureza, Qualidade, Sustentabilidade e Cápsula. Também estarão disponíveis informações sobre o perfil de sabor, que descreve atributos como aroma, bebida, torra e corpo, e informações a respeito das categorias de qualidade, que são Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet.

“O objetivo da ABIC é transformar a indústria cafeeira, gerar credibilidade ao produto, transmitir conhecimento para o público e estimular o consumo do café de qualidade. Essas inovações digitais nos ajudam na missão de promover o desenvolvimento do setor, sempre nos colocando ao lado dos associados. O aplicativo, por exemplo, promoverá segurança para o consumidor e confiança para as marcas produtoras. O usuário também poderá ter acesso às informações sobre a associação, enviar sugestões e dúvidas, e encontrar informações relevantes sobre a bebida e as ações da entidade”, destaca Celírio Inácio da Silva, Diretor Executivo da ABIC.

Assessoria de Comunicação ABIC – Usina da Comunicação

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