Palavra da ABIC / Janeiro 2019

Prezado Leitor,

O ano de 2019 começa com muita esperança e otimismo. Vários fatores apontam que estamos começando um novo ciclo para o País, desejamos que seja um período de crescimento econômico e melhoria social para toda a população, principalmente para os mais desfavorecidos. Vou tomar a liberdade de repetir uma frase que citei em meu pronunciamento na abertura do 26º Encafé: “O brasileiro voltou a sorrir e isso é algo que tínhamos perdido”.

Naturalmente nada será fácil, porém com o esforço e a capacidade de nosso povo vamos superar as barreiras e atingir um nível de crescimento sustentável e, espero, duradouro.

O ano de 2018 foi muito importante para nossa entidade. Afinal completamos 45 anos de fundação. A ABIC tem muitas conquistas e vitórias a serem comemoradas, atingidas com grandes esforços de todo o setor e dedicação de nossas lideranças. O consumo segue em crescimento e a indústria mostra vigor e capacidade para atender o consumidor em suas diversas exigências.

O ano que passou também foi marcante pela realização do primeiro Encafé no exterior, no charmoso balneário de Punta del Este, no Uruguai.

O evento foi um grande sucesso e contou com a participação de representantes de vários países, como Itália, Estados Unidos, México, Peru, Alemanha e do próprio Uruguai. Vale lembrar que os países vizinhos consomem pouco café, o que os torna um mercado extremamente promissor e favorável à prospecção.

Contando com mais de 380 participantes, o Encafé teve o importante apoio, mais uma vez, de diversas empresas e entidades que montaram estandes na exposição de máquinas, equipamentos, produtos e serviços, assim tivemos a oportunidade de conhecer novos equipamentos, tecnologias e produtos. Destaco a participação de diversas empresas estrangeiras, algumas expondo pela primeira vez no evento.

O sucesso do Encafé deve-se também a uma programação dinâmica e com palestrantes marcantes, do mais alto nível, elogiados por todos os presentes, tanto que na pesquisa realizada após o evento, 96% dos participantes consideram que o encontro foi ótimo ou muito bom.

Como sempre, o nosso encontro, dessa vez em Punta del Este, foi uma grande oportunidade para confraternização de nossas famílias, de rever amigos e trocar informações.
Nessa edição temos a cobertura completa do evento.

Desejo a todos um ano de muitas realizações e reforço que podem contar com nossa entidade, que segue firme na busca do aumento do consumo, da qualidade e de condições favoráveis e justas para as indústrias de café.

Ricardo de Sousa Silveira
Presidente
Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *