Palavra da ABIC / Junho 2018

O ano de 2018 é um marco para nossa entidade. Comemoramos 45 anos de fundação. Quase meio século de muitas conquistas, lutas em prol da indústria de café, do torrefador e, principalmente, desenvolvendo – com muito esforço – um trabalho grande pela melhoria da qualidade do café, para atender a um consumidor cada dia mais atento, exigente e que sempre está em busca de novidades. Nessa edição Especial do JC apresentamos uma retrospectiva desses anos.

Nossa história de sucesso é marcada pelo profissionalismo, empenho e pela dedicação de várias pessoas que contribuíram de alguma forma para que hoje a ABIC seja reconhecida e respeitada não somente no Brasil como também em outros países.

Entre os grandes fatos que marcam nossa caminhada, não podemos deixar de destacar o lançamento do Selo de Pureza ABIC e o PQC – Programa de Qualidade do Café, projeto inédito no mundo que avalia o café torrado e o certifica em categorias. Hoje temos quase 900 marcas participantes.

Quero deixar registrado meu agradecimento e reconhecimento a todos os presidentes, vice-presidentes, diretores, conselheiros, funcionários e colaboradores que passaram pela ABIC, que num esforço conjunto, tornaram o sonho de alguns abnegados uma realidade importante para a cadeia produtiva do café e para o consumidor.

Esse ano também marca o primeiro Encafé a ser realizado no exterior. Muitos perguntam qual o motivo do nosso encontro acontecer fora do Brasil. São poucos os locais com estrutura adequada para atender um evento do porte do Encafé, com um grande número de apartamentos, um centro de convenções que comporte a exposição, auditório e salas de apoio. Por isso é que estávamos repetindo os hotéis. Então, buscamos opções fora do Brasil, com custos compatíveis e condições adequadas.

O balneário de Punta Del Este, no Uruguai, é um local extremamente agradável, relativamente perto, com a duração dos voos dos principais aeroportos brasileiros em torno de 2 horas e um destino sempre lembrado pelos nossos associados e participantes do evento. O Hotel Enjoy (antigo Conrad), além de ser um 5 cinco estrelas conhecido internacionalmente, atende a todas as nossas necessidades, com valores muito parecidos aos melhores hotéis do Brasil.

O 26º Encafé, cujo tema é “Inovação e Transformação Digital – qual o melhor futuro para sua empresa?”, é o espaço adequado para abrir novas fronteiras, conhecer novos mercados, aprofundar relacionamentos e trocar experiências. É a grande oportunidade de apresentar nossa indústria para o mercado latino-americano.

Aproveito para agradecer o apoio e a participação dos nossos expositores, que com grande empenho, levam conhecimento, novidades, tecnologias e equipamentos ao Encafé.

E em ano de eleição, não posso deixar de ressaltar a importância para o nosso País do voto consciente de todos os eleitores, pois esse é o caminho para chegarmos a um País digno e justo.

Neste ano, estamos passando por grandes transformações no setor, com aquisições, grandes investimentos em fábricas e equipamentos e na mídia. Essa movimentação toda acontece justamente num ano de uma super safra, quando teremos uma ampla oferta de cafés, possibilitando que as indústrias atendam às exigências de seus clientes, com cafés de qualidade e diversificados.

Demos início à nossa campanha de marketing, investindo cerca de R$ 1,5 milhão de recursos próprios, mantendo o mote do ano passado em nossas mensagens: “Café Certificado sempre vai bem”.

Como poderão ver nessa edição do Jornal do Café o ano de 2018 está marcante. Boa leitura.

Ricardo de Sousa Silveira
Presidente
Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *