Palavra da ABIC / Novembro 2018

Prezado Leitor,

Vivemos o ano de 2018 com muitas incertezas e preocupações. O cenário econômico e político bastante indefinido levou os empresários, e mesmo a população em geral, a viver momentos de inquietação.

Passado o período da eleição, com os resultados já definidos, passamos a ter um presidente eleito, que deverá governar para todos os brasileiros e não somente para seus eleitores. Temos um horizonte que se abre e clareia, trazendo esperança de dias melhores e adequados para investimentos e empreendedorismo.

Esperamos também que a oposição seja madura e séria, fazendo o seu papel de fiscalização, sem, entretanto, ser um obstáculo às reformas tão necessárias ao desenvolvimento do Brasil e que tanto almejamos.

A indicação, pelo presidente eleito, da deputada federal Tereza Cristina para assumir o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento agrada o setor agrícola e em especial a nossa cadeia de produção. A deputada, com sua experiência e conhecimento, deve representar um avanço e sinaliza um bom começo de governo. Com certeza a ministra terá o nosso apoio e cooperação. Estamos abertos e dispostos a colaborar.

Mesmo com todas as dificuldades, o ano que se encerra foi de grandes transformações no setor, com aquisições, grandes investimentos em fábricas, equipamentos e com lançamentos diversos. A indústria de café se mostrou pujante e confiante. A busca pela qualidade foi uma meta e um objetivo.

Nesta edição do Jornal do Café, o leitor poderá acompanhar a entrega dos prêmios dos Melhores da Qualidade, um reconhecimento da ABIC às empresas que trabalham com cafés certificados e buscam um aprimoramento da qualidade.

Também poderão ter uma visão interessante do nosso setor, por meio do artigo do José Roberto Mendonça de Barros, “Agronegócio, Indústria e Café” e sobre a “A Revolução Digital no Agronegócio”, artigo da Martha Gabriel, ambos palestrantes do 26º Encafé.

Nesse ano também temos duas datas marcantes e significativas: 150 anos de fundação da Probat e Centenário da Cia. Lilla, ambas empresas de extrema importância para a indústria de torrefação e moagem, além de serrem grandes parceiras da ABIC e dos eventos da entidade, principalmente os Encafés. Conheça melhor a história dessas gigantes nesta edição.

Quero aproveitar este espaço para transmitir os nossos votos de um Feliz Natal e um grande ano de 2019, com muitas realizações, sucesso e com muita esperança em dias melhores. Recebam o meu abraço e de todos os nossos conselheiros.

Ricardo Silveira
Presidente
Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *