Não teria local e data melhores para dar brilho à premiação da ABIC, de acordo com Ricardo Silveira, presidente da entidade. A premiação dos Melhores da Qualidade ABIC 2018 aconteceu na sala Brasília, no Palácio do Itamaraty, um dos cartões-postais da capital do país, no Dia Internacional do Café, em 1º de outubro.
“Estamos aqui para mostrar o bom café brasileiro para o mundo, no Itamaraty, que é a sala de visitas do Brasil e que tem tudo a ver com o nosso café”, comentou Silveira. A cerimônia teve a participação de embaixadores dos principais países compradores de café, além de autoridades do Governo Federal e representantes da cafeicultura brasileira.
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Esta edição dos Melhores Cafés do Brasil teve como grande destaque a empresa Café Três Corações, que levou seis premiações para casa, do Programa da Qualidade do Café (PQC, da ABIC). “Para nós, que trabalhamos diariamente para trazer os melhores produtos para o consumidor, é muito importante termos o reconhecimento do Programa de Qualidade da ABIC”, afirmou Gilberto Nogueira, executivo do Café Três Corações.
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saúda os convidados, enaltecendo a importância do café para o Brasil
Criado em 2004, o PQC certifica o café por categoria de qualidade, audita o processo de produção e o produto, realiza monitoramento e análises periódicas – com coletas de amostras de café no mercado e no varejo em todo o Brasil – e serve também para promover a educação para o consumo e para a segurança alimentar.
Atualmente, são 888 marcas certificadas, em categorias diferenciadas por uma metodologia de análise sensorial: 234 Gourmet, 185 Superior, 414 Tradicional e 55 Extraforte. Cada categoria tem um selo que indica a análise, por tipo e qualidade. Assim, o PQC possibilita ao consumidor entender quais são as características do café e ajuda na escolha da marca.
Para Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC, o programa mostra ao mercado que os cafés não são todos iguais e acaba com o mito de que os melhores cafés são exportados e somente o pior fica para o mercado interno. “Hoje o consumidor tem condições de acesso aos melhores cafés do Brasil, nas prateleiras dos supermercados, e os selos de identificação do PQC possibilitam uma visualização rápida e segura do produto que está na embalagem”, destaca Nathan.
Entenda mais sobre o Programa de Qualidade do Café
O monitoramento realizado pelo PQC é feito a partir de coletas de aproximadamente 3 mil amostras de café em prateleiras de supermercados, empórios, panificadoras e padarias. Envolve mais de 30 técnicos especializados em avaliação da qualidade do café e utiliza quatro laboratórios credenciados.
Depois de coletadas, as amostras são encaminhadas para laboratórios onde são avaliadas em uma escala de 0 a 10 pontos, parecida com a realizada com o vinho. O nível mínimo de qualidade do café, depois de provado, deve ser 4,5. O00s melhores cafés têm qualidade acima de 7,3.
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vencedores do Programa em 2018
Quanto à análise técnica, o profissional responsável por provar o café avalia atributos sensoriais como a fragrância do pó, o aroma da bebida, a acidez, o amargor, a adstringência, o corpo, o sabor e, de uma forma geral, a qualidade global do café.
Os Melhores da Qualidade ABIC 2018
Honrar o compromisso com o cliente que está cada vez mais exigente e curioso com as diversidades dos cafés brasileiros é o que movimenta os representantes das marcas premiadas. Para eles, o Programa de Qualidade da ABIC colabora muito com isso.
Além das três melhores marcas de cada categoria: Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte, o programa também reconhece as empresas que tiveram Qualidade e Consistência, em todas as análises de qualidade feitas. “Os Melhores da Qualidade ABIC 2018 é uma premiação que tem por objetivo reconhecer as empresas que possuem boas práticas de fabricação em todo os seus processos de industrialização e que obtêm notas constantes, em todas as análises periódicas do PQC”, explicou o presidente da ABIC.
Após a cerimônia, os convidados provaram cafés de diversas origens, preparados por uma equipe de baristas comandada pelo campeão Brasileiro de Baristas de 2018, Thiago Sabino.
Equipe de baristas, que preparam cafés de diversas origens Milaine Borges Silva, da JJ Mattos Indústria e Comércio de Café Gilberto Nogueira e Aline Gurgel, do Café 3 Corações, com Ricardo Silveira Thiago Sabino, Campeão Brasileiro de Baristas de 2018
Conheça os vencedores
Categoria Gourmet
1º lugar: Café 3 Corações, com a marca Santa Clara Espresso em Grão
2º lugar: Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Bourbon Grão Gourmet
3º lugar: Café Prima Qualitá em Grão, da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé – Cooxupé
Qualidade e Consistência 2018: Baggio Expresso Bourbon Grão Gourmet
Categoria Superior
1º lugar: Indústria e Comércio Dona Flor Ltda, com a marca Vergato em Grãos para Espresso
2º lugar: Santana Comércio e Exportadora com a marca Ouro de Kaffa Superior em Grãos
3º lugar: Café UTAM Speciale, da Café UTAM
Qualidade e Consistência 2018: R.J.Baiardi Café Ltda, com a marca Reserva Carmelo em Grão
Categoria Tradicional
1º lugar: Café 3 Corações com o Pimpinela Tradicional
2º lugar: Café 3 Corações com a marca Tradicional Iguaçu
3º lugar: Café Excelsior, com o Excelsior a Vácuo
Qualidade e Consistência 2018: Café 3 Corações, com a marca Café 3 Corações Tradicional a Vácuo
Categoria Extraforte
1º lugar: J.J. Mattos Indústria e Comércio de Café, com a marca Pingo Preto Extraforte
2º lugar: Café 3 Corações, com as marcas 3 Corações Extraforte a Vácuo
3º lugar: Café 3 Corações com 3 Corações Extraforte Pouch
Danilo Moreira, gerente da R.J. Baiardi Café A Cooxupé foi representada pelo seu diretor Lúcio Araújo Dias Ana Carolina Soares de Carvalho, do Café UTAM Conral Brito, da Indústria Dona Flor, Café Vergato Liana Baggio, da Baggio Café Wilson Calil Filho, do Café Excelsior
“Com a palavra, os melhores do ano”
“Estamos no Programa da Qualidade desde o seu início e temos todas as nossas marcas certificadas, pois acreditamos muito neste projeto da ABIC. O Café UTAM considera importante ajudar os consumidores a entenderem as diferenças de cada tipo de café e a contribuir com a segurança de que eles realmente estão comprando um produto que foi analisado e acompanhado.”
Ana Carolina Soares de Carvalho,
Diretora-presidente do Café UTAM (SP).
“Desde 2004, quando surgiu o PQC, o Café 3 Corações acreditou no potencial do projeto da ABIC como norteador para os consumidores conhecerem os tipos de cafés e qual é o seu preferido.”
Aline Gurgel,
Representante do Café 3 Corações (MG).
“O PQC vem impulsionando e melhorando, que é o grande objetivo, a qualidade do café. Esse é o grande triunfo do programa: fazer você tomar um café de qualidade e com prazer.”
Conral Brito,
Diretor-presidente da Indústria Dona Flor (BA).
“O grande diferencial deste programa é mostrar ao consumidor que os cafés não são todos iguais. Qual é o melhor café que existe? É o café que mais agrada! E o Programa de Qualidade ajuda a apresentar ao cliente as inúmeras variedades.”
Wilson Kalil Filho,
Diretor do Café Excelsior (SP).
“O PQC é muito importante para nos motivar, cada vez mais, a manter o padrão de qualidade.”
Milaine Borges Silva,
Diretora da J.J. Mattos Indústria e Comércio de Café (SC).
“O PQC da ABIC é fundamental, pois faz com que tenhamos, cada vez mais, cuidado com a qualidade do café do Brasil. Estamos no caminho certo!”
Liana Baggio,
Diretora-presidente da Baggio Café (SP).
“Eu sou muito fã deste programa, pois o PQC faz com que o consumidor entenda o que está consumindo.”
Lúcio Araújo Dias,
Diretor da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé – Cooxupé (MG).
“Acredito que a importância do PQC está na melhoria da qualidade dos cafés do Brasil, além de ensinar o consumidor a entender um pouco mais sobre o café e suas categorias. Além disso, o PQC me motivou a fazer várias mudanças na minha empresa. Todos os empresários do ramo deveriam aderir ao Programa da Qualidade.”
Danilo Moreira,
Gerente da R.J. Baiardi Café (MG).
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