Veja dicas de consumo e preparo do café

Smiling glad dark skinned woman holds mug with aromatic coffee, has pleasant talk during drinking tea, wears optical glasses, yellow scarf and pink turtleneck, isolated over white background.
20/10/2021
Publicado em

Confira algumas orientações para que a experiência de tomar uma xícara da bebida seja ainda mais marcante

Poucas coisas na vida são mais prazerosas do que degustar uma xícara quentinha de café. Independente da intensidade ou do tipo, consumir a bebida é sempre uma experiência única. Com o objetivo de tornar esse momento ainda mais intenso e marcante, a redação do Jornal do Café separou algumas dicas de consumo e preparo para você.

Água e pesagem

É importante prestar bastante atenção na qualidade da água que será utilizada na preparação do café. Como ela corresponde a 98% da bebida, é essencial que seja filtrada ou mineral. É importante  não deixar que ela ferva por períodos muito longos de tempo, já que a temperatura elevada aumenta a extração e interfere no sabor final. 

Outra dica de preparo envolve a pesagem do café antes do preparo. Dessa forma, é possível mensurar a quantidade de pó que será adicionada e evita que a bebida fique muito fraca ou demasiadamente forte. O equilíbrio é essencial para um bom cafezinho.

Grãos moídos na hora

Muitas pessoas possuem o hábito de comprar café em grãos para moer em casa. Esse costume é uma ótima forma de preservar o aroma e sabor do  produto por mais tempo. Como o café é sensível ao oxigênio, ele oxida muito rápido, principalmente após moído. Por isso, o ideal é deixar para moe-lo somente no momento do preparo. Assim, o consumidor é capaz de aumentar a vida útil do alimento e preservar o sabor e o aroma original. 

Leia mais – Saiba como armazenar o pó de café corretamente

Café com chocolate

Harmonizar os dois ingredientes é uma ótima maneira de proporcionar um diferencial na hora de tomar a bebida, pois eles se completam. A textura e a doçura do chocolate ajudam a aumentar a percepção de volume do café, além de reduzir a sensação de amargor. Embora a combinação seja perfeita, é importante escolher bem qual tipo utilizar. 

O chocolate branco, por exemplo, aumenta a acidez e dissolve o sabor do café. O chocolate ao leite, por outro lado, eleva a acidez e a sensação de corpo. Já o chocolate com 53% de cacau, potencializa a sensação de doçura e cremosidade. Uma ótima dica, também, é deixar o tablete do doce derreter um pouco na boca antes de tomar a bebida para potencializar a experiência.

Apenas uma pitada de sal

Não, você não leu errado. Por mais estranho que possa soar, a combinação é benéfica. De acordo com um estudo realizado pela conceituada revista científica britânica Nature, os íons de sódio suprimem o amargor do café e aumentam o seu sabor. Ademais, ele não é calórico como o leite ou o açúcar, outros complementos mais comuns. Porém, os especialistas orientam utilizar apenas uma pitada de sal na bebida, já que o exagero pode alterar o sabor final e acarretar sérios problemas de saúde. 

Gostou das dicas? Então, o que você está esperando para testá-las?

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: